Publicidade
Saiba por quê os fios tendem a cair mais durante o outono e inverno – Pinterest

A queda de cabelo durante as estações mais frias do ano é um fato para a maioria dos pessoas. Mas por que será que isso acontece?

Publicidade

A dermatologista Maria Angélica Muricy explicou em entrevista recente feita pelo portal online da Revista Vogue que nosso cabelo apresenta um ciclo de vida. “No verão, devido a maior exposição à luz do sol, existe uma foto ativação que acelera seu crescimento. Já no outono, três meses depois, com a redução da incidência solar, acontece mesmo uma queda e troca desses fios”.

Ou seja, não há motivos para se preocupar, pois a perda dos cabelos esta associada a uma questão natural. Porém, existe uma série de medidas que podem ser adotadas para evitar a queda em excesso ou o fortalecimento dos fios. Confira agora quatro dicas:

Os produtos

Durante a quarentena, o ideal é prestemos atenção no ‘fluxo’ de nosso cabelo. Assim como os produtos para o rosto, que devem atender aos diferentes de pele, os produtos de cabelo também devem atender aos diferentes tipos de cabelo. Basta saber escolhê-los. A dermatologista Maria Angélica ainda explicou: “Indicamos a chamada terapia rotacional, que consiste no revezamento de produtos para lavagem dos fios, evitando assim o desgaste da região por fórmulas muito ressecantes ou muito oleosos, por exemplo”.

Publicidade

Temperatura da água

Durante o outono e inverno, nossa pele e cabelos já tendem a ficar mais ressecados devido ao clima. Por isso, evite lavar os cabelos com a água muito quente, pois este pode agravar gradativamente o ressecamento dos fios e couro cabeludo, e ainda estimular a oleosidade. Quando tiramos a proteção natural da pele, mandamos um recado para nosso cérebro dizendo que precisamos mais e mais de uma camada protetora. O efeito é conhecido como rebote.

Dormir com os cabelos molhados

Publicidade

O tempo de secagem dos fios é majoritariamente mais curto do que o do couro cabeludo. A profissional explicou para a revista citada: “A umidade no couro cabeludo facilita a proliferação de fungos e bactérias que podem causar dermatites seborreicas e caspa, por exemplo”. Por isso, evite lavar os cabelos durante o período da noite. Caso seja necessário, seque bem com o secador.

Mantenha uma rotina saudável

O cabelo, obviamente, faz parte de nosso organismo. Por isso, manter uma vida saudável faz toda a diferença e também influencia no tratamento dos fios. Sabemos que sustentar uma rotina durante a quarentena pode não ser uma tarefa fácil, mas pense em todos os benefícios que isso poderá gerar para seu corpo. Uma alimentação balanceada, exercícios físicos e uma noite de sono bem dormida são essenciais para a saúde dos seus fios.

Publicidade