comportamento   / Isolamento Social

Quarentena: falta de luz solar pode prejudicar sono, humor e aumentar apetite por alimentos calóricos

Especialistas explicam como o banho de sol pode ter tanta influência sobre o corpo

Redação Bons Fluidos Publicado quarta 29 abril, 2020

Especialistas explicam como o banho de sol pode ter tanta influência sobre o corpo
A falta de luz natural pode fazer o corpo funcionar de uma maneira completamente diferente - Pixabay

Desde que a quarentena se tornou obrigatória para conter os avanços do novo coronavírus, muitas pessoas passaram a viver dentro de suas casas, sem nem ver a luz solar durante o dia.

É fato que em cidades muito grandes, que têm muitos prédios, é quase um luxo ter um sol na varanda ou na janela em algum momento, mas sabia que ficar sem luz natural por muito tempo pode ser prejudicial para o bom funcionamento do corpo?

Em uma entrevista para o portal VivaBem, Dalva Poyares, neurologista, pesquisadora do Instituto do Sono e professora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), explicou que "a luz é um estímulo ambiental importante, que ajuda a sincronizar nossos ritmos biológicos".

Como o sono e o humor são afetados?

A luz solar tem duas funções muito importantes. Ao entrar pela retina, ela é capaz de inibir a produção do hormônio do sono (a melatonina) e também de aumentar a liberação de serotonina (neurotrasmissor responsável pela melhora no humor e nos sinais de depressão).

Pessoas que ficam em ambientes muito fechados, sem luz natural, podem sofrer com uma alteração desse ciclo biológico, que ajuda o corpo a funcionar melhor. Ou seja: o aumento nos problemas de insônia notados durante o isolamento social podem ter sido causados simplesmente pela falta de sol. "Além disso, o sedentarismo, cochilos de dia, preocupações também podem atrapalhar", acrescentou Poyares.

O que o apetite tem a ver?

Mexer na qualidade do sono não é uma boa opção para quem quer ter uma alimentação balanceada. Acontece que sem sol, o ciclo biológico desregula, gera um estresse crônico, a qualidade do sono diminui e o corpo fica em completo desequilíbrio. E quando tudo isso acontece, o apetite por alimentos calóricos aumenta... E muito!

"Indivíduos que não dormem têm maior tendência à obesidade do que os que não são privados do sono", pontuou Pedro Genta, coordenador do centro de Medicina do Sono do HCor, ao VivaBem.

Como tomar o banho de sol sem sair da quarentena?

Acorde, abra todas as janelas da sua casa, se tiver varanda vá até ela, e procure receber a luz natural por um tempinho logo pela manhã. Que tal fazer um alongamento? Ou simplesmente sentar por 10 ou 15 minutos e sentir a brisa? 

Além de ajudar a acertar seu ciclo biológico, o ato pode deixar seu dia mais especial e mais leve.

Dedique esse momento para você e seja mais feliz!

Último acesso: 05 Aug 2020 - 13:15:33 (1042634).