comportamento   / Vamos vencer a covid-19

Portugal acaba com obrigatoriedade do uso de máscara nas ruas após vacinar 80% da população

O uso de máscaras de proteção em locais fechados continua sendo obrigatório

Bons Fluidos Publicado terça 14 setembro, 2021

O uso de máscaras de proteção em locais fechados continua sendo obrigatório
Portugal vacinou completamente mais de 80% da população - Unsplash/ João Reguengos

Rumo ao título de país mais vacinado proporcionalmente, segundo dados do observatório Our World in Data, da Universidade de Oxford, Portugal começou a relaxar as medidas de prevenção e decidiu deixar de exigir o uso de máscara de proteção nas ruas nesta segunda-feira, 13.

O país europeu vacinou completamente mais de 80% da população e está atrás dos Emirados Árabes, onde essa porcentagem é de 89%.

+++ Canabidiol começará a ser testado em humanos em tratamento contra sintomas da covid-19

O Serviço Nacional de Saúde português ainda recomenda o uso da proteção em locais fechados ou quando houver aglomeração. O governo também orienta que pessoas com saúde debilitada devem continuar usando a máscara. 

"A sua utilização na rua é também recomendada para pessoas mais vulneráveis, com doenças crônicas ou estados de imunossupressão com risco acrescido para Covid-19 grave, sempre que circulem fora do local de residência ou permanência habitua", disse a Direção-Geral de Saúde.

+++ Comprovante de vacinação será exigido em viagens e eventos sociais? Advogada comenta

Transporte público coletivos, escolas, órgãos públicos, estabelecimentos como supermercados, centros comerciais, lojas, cabeleireiros e restaurantes continuam mantendo a obrigatoriedade do uso da máscara. 

 

Último acesso: 25 Sep 2021 - 13:01:27 (1045704).