Pinturas rupestres da Era do Gelo são descobertas em parte remota da Amazônia

Penhascos enormes com desenhos de animais da era glacial foram descoberto na Amazônia colombiana

Bons Fluidos Publicado sexta 4 dezembro, 2020

Penhascos enormes com desenhos de animais da era glacial foram descoberto na Amazônia colombiana
A arte rupestre cobre uma área de 13 quilômetros e permaneceu intocada por anos - Reprodução: Guilhermo Lagaria/ AFP

Milhares de pinturas fascinantes de animais, cenas de dança, caça e rituais foram descobertas na Serranía de la Lindosa, na parte colombiana da floresta amazônica.

A arte rupestre, de pelo menos 12.500 anos, estava em uma área isolada do antigo território das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), a 400 km de Bogotá, e foi descoberta por uma equipe colombiano-britânica em 2019. No entanto, permaneceu em segredo enquanto produziam uma série sobre os fascinantes desenhos pré-históricos para a emissora britânica Channel 4. 

+ VEJA TAMBÉM: Menino de 12 anos descobre fóssil de dinossauro durante passeio: ''Fiquei em choque''

Os desenhos, que se estendem por 13 quilômetros, cobrem a superfície de rochas e penhascos enormes e revelam figuras de animais nunca vistos por esta geração, como mastodontes, palaeolamas, preguiças gigantes e cavalos selvagens -- todos extintos há milhares de anos. 

Além das figuras de animais da era glacial, os povos que habitavam ali fizeram desenhos perfeitos de figuras humanas caçando, comendo e realizando rituais xamânicos. Segundo historiadores, todo este tesouro demorará anos até que seja totalmente documentado. 

+ VEJA TAMBÉM: Forte da era do Rei Davi é descoberto por arqueólogos sobre colinas em Israel

Nas imagens de satélite não é possível perceber a presença das pinturas rupestres e sua descoberta só foi possível após expedições terem acesso à trilha dentro da floresta Serranía de la Lindosa, que antes era dominada pelas Farcs. As rochas desenhadas estão há 4 horas de caminhada da trilha e isso justifica a demora na descoberta. 
 

Último acesso: 06 Mar 2021 - 14:47:03 (1043932).