Pesquisadores israelenses descobrem ponto fraco do câncer e cresce expectativas para cura com medicamento

Cientistas da Universidade de Tel Aviv descobriram característica do câncer que pode ser considerada ponto fraco

Bons Fluidos Publicado quinta 28 janeiro, 2021

Cientistas da Universidade de Tel Aviv descobriram característica do câncer que pode ser considerada ponto fraco
Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv têm boas notícias - Pixabay

A Nature, uma das revistas mais prestigiosas do mundo, anunciou nesta quarta-feira, 27, que cientistas israelenses descobriram um ponto de vulnerabilidade do câncer. 

O câncer é causado por múltiplas alterações genéticas, desde mutações até aneuploidia. Segundo cientistas, aneuploidia é a presença de um número anormal de cromossomos nas células cancerosas. Enquanto células normais possuem 23 pares de cromossomos, as células de câncer costumam ter um número diferente.

+ VEJA TAMBÉM: Após contrair Covid-19, homem tem redução do câncer em estágio avançado no Reino Unido

No entanto, um novo estudo da Universidade de Tel Aviv (TAU) demonstra como essa característica das células cancerosas pode agora ser vista como um ponto fraco e pode potencialmente levar ao desenvolvimento de medicamentos que matam as células cancerosas.

O estudo nominado de "A aneuploidia torna as células cancerosas vulneráveis ​​à inibição do checkpoint mitótico", foi conduzido no laboratório de Uri Ben-David, PhD, professor assistente da Sackler Faculty of Medicine da TAU, em colaboração com seis laboratórios de quatro outros países (Estados Unidos, da Alemanha, da Holanda e Itália). 

+ VEJA TAMBÉM: Novo teste sanguíneo pode detectar com precisão depressão e transtorno bipolar

Em comunicado para a imprensa, o autor principal do estudo disse que "é preciso enfatizar que nosso estudo foi feito em cultura de células e não em tumores verdadeiros. Para transformarmos isso em tratamento para pacientes com câncer, muitos outros estudos serão necessários. Mas, se forem confirmados nos pacientes, nossos achados terão uma série de importantes implicações médicas".

Último acesso: 20 Oct 2021 - 13:40:31 (1044263).