Pesquisadores israelenses criam espécie de bafômetro que detecta o novo coronavírus em apenas 1 minuto

Existe a possibilidade de obter um resultado positivo, inclusive, com pessoas assintomáticas; confira

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado sexta 31 julho, 2020

Existe a possibilidade de obter um resultado positivo, inclusive, com pessoas assintomáticas; confira
Pesquisadores israelenses criam espécie de bafômetro que detecta o novo coronavírus em apenas 1 minuto - Foto: Reprodução/Facebook/Universidade Ben Gurion

Enquanto a vacina contra a Covid-19 não é aprovada, pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, localizada na cidade de Bersebá, em Israel, criaram um aparelho capaz de detectar em apenas um minuto a presença do novo coronavírus no organismo humano.

+ VEJA: Laboratório russo afirma que terá vacina contra Covid-19 aprovada em duas semanas; entenda

O dispositivo criado pelos cientistas funciona como uma espécie de bafômetro, ou seja, aparelho que mede a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea sob análise do ar pulmonar.

Neste caso, para identificar a presença do vírus, a pessoa deve soprar o novo dispositivo por quase 1 minuto. Em seguida, sensores irão analisar as partículas da respiração e fornecerão a resposta do exame em 20 segundos. Existe a possibilidade de obter um resultado positivo, inclusive, com pessoas assintomáticas.

O novo método eletro-ótico é composto de um kit de 7 centímetros, acoplado a uma cápsula que contém um chip eletrônico com milhares de sensores. O aparelho ainda permite que o teste seja feito com coletas biológicas do muco da garganta e nariz.

+ VEJA: Pesquisa de Harvard sugere que perda permanente de olfato é improvável em pacientes com a Covid-19

Para o portal G1,  Gabby Sarusi, vice-diretor de pesquisa da Escola de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Ben-Gurion, apontou sobre a mecânica do produto: “Se iluminarmos este chip com um tipo de radiação sem o vírus, teremos um tipo de resposta a uma radiação eletromagnética. Mas se há vírus no chip, obtemos uma diferente resposta”.

O valor estimado para cada exame com o novo aparelho corresponde a 50 dólares.

Último acesso: 25 Oct 2020 - 05:47:10 (1043169).