comportamento   / Coronavírus

Pesquisadores criam exame rápido que detecta a Covid-19 em apenas 20 minutos

O exame pode revolucionar o sistema de testes da Covid-19

Bons Fluidos Publicado segunda 20 julho, 2020

O exame pode revolucionar o sistema de testes da Covid-19
Pesquisadores da Austrália criaram um teste que detecta a Covid-19 em apenas 20 minutos - Reprodução/ Twitter

Pesquisadores da  Universidade Monash, em Melborne, na Austrália conseguiram criar um exame que pode revolucionar o sistema de testes para detectar a Covid-19. A equipe de pesquisadores também conta com dois brasileiros, Rodrigo Curvello e Diana Alves que cursam doutorado na universidade australiana. 

O teste criado pelos pesquisadores pode diagnosticar a doença causada pelo novo coronavírus em apenas 20 minutos por meio da avaliação de amostras sanguíneas. 

+ VEJA TAMBÉM: Pesquisadores brasileiros e espanhóis desenvolvem tecido capaz de inativar o coronavírus em dois minutos

Em um artigo publicado na revista ACS Sensors na última sexta-feira, 17, os autores do estudo disseram que "As aplicações a curto prazo incluem identificação rápida de casos e rastreamento de contatos para limitar a disseminação viral, enquanto a triagem populacional para determinar a extensão da infecção viral nas comunidades é uma necessidade a longo prazo". 

Eles também revelaram que diferentemente do teste mais comum, feito com cotonetes, o exame criado na universidade Monash detecta se o indivíduo já foi contaminado pelo vírus no passado e está curado

Para que este novo exame chegue ao mercado, os pesquisadores precisam de patrocínios e empresas que os apoiem financeiramente. 

Último acesso: 24 Nov 2020 - 05:55:20 (1043100).