O uso de celular está tomando cada vez mais tempo das nossas vidas. E, para comprovar, recentemente, o Instituto Ipsos fez uma pesquisa que foi capaz de quantificar esses momentos. Para chegar às conclusões, realizou 1.500 entrevistas com homens e mulheres maiores de 18 anos, de diversas classes sociais, e que são das cinco regiões do Brasil. Confira:
Uso de telas
Não é somente o celular que consome nosso tempo. A pesquisa também quantificou as horas que passamos usando telas no geral. E os números são surpreendentes, pois gastamos cerca de três anos e meio de vida usando os smartphones, ou seja, 6% da nossa vida. Já a televisão ocupa 2,9 anos, representando 5%; os jogos eletrônicos tomam conta de 3% do nosso tempo livre, equivalente a 1,8 anos.
O que fazemos com o tempo livre?
A prática de esportes, por exemplo, dura muito menos que o uso de redes sociais. Passamos apenas 4% do tempo livre, ou 2,2 anos, realizando atividade física. As atividades físicas são ainda mais raras na vida do brasileiro, pois ele gasta apenas 2% de seu tempo com isso, totalizando cerca de um ano. No caso dos instantes de descanso e ócio, a população nacional também não gasta tantas horas semanais. Na verdade, são apenas 2,3 anos, ou 4% do tempo livre. Por fim, as atividades religiosas resultam em 1% do tempo. Vale lembrar que os dados foram expandidos para representar um ano médio de vida dos brasileiros e ajustados para corresponder aos 58 anos de vida adulta.
E aí, gostou de saber dessas informações? A forma que você gasta seu tempo está comparada ao restante da população?
*Matéria originalmente publicada em Perfil Brasil