comportamento   / Mente agitada

Pensamentos intrusivos: por que eu penso em situações catastróficas mesmo quando tudo está bem?

Entenda por que é tão difícil controlar intrusos e como eles podem ser amenizados

Bons Fluidos Publicado quinta 30 setembro, 2021

Entenda por que é tão difícil controlar intrusos e como eles podem ser amenizados
Entenda por que é tão difícil livrar-se dos pensamentos intrusos - Unsplash/ Christopher Ott

Ter pensamentos aleatórios é um fenômeno humano natural e benéfico até um certo ponto. 

Nossos pensamentos têm um propósito prático: nos manter seguros, ajudando a antecipar e prevenir problemas e perigos; fazer planos com antecedência; lembrar coisas que podemos ter esquecido. Muitos destes pensamentos nos permite sermos criativos, inovadores e imaginativos.

+++ Especialista explica como a autorresponsabilidade é um processo de aprendizado com os próprios erros

Embora pensar seja completamente normal, o excesso de pensamentos não é benéfico. 

A mente acelerada muitas vezes não consegue controlar os próprios pensamentos e costuma ser constantemente bombardeada com pensamentos intrusos que são, na maioria das vezes, imagens mentais de situações catastróficas como acidentes, homicídios e coisas do tipo. 

Você já esteve em um andar alto e imaginou-se pulando da janela sem motivo algum?

Pensamentos intrusos podem ser comuns e, na maioria das vezes simplesmente os ignoramos já que eles são o oposto do que realmente queremos e pretendemos fazer. 

No entanto, algumas pessoas podem ser fortemente afetadas por esses pensamentos, especialmente indivíduos com condições como o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Pessoas que sofrem de Estresse Pós-traumático também costumam lembrar-se ou criar imagens mentais de situações terríveis.

+++ Síndrome Dismórfica: buscar melhora na aparência é válido, mas desejar a perfeição pode ser um perigo ''até porque ela não existe''

3 dicas para amenizar os pensamentos intrusivos

- Procure ajuda psicológica: consulte-se com um profissional da área de saúde mental. Este especialista traçará estratégias para vencer os pensamentos intrusivos. 

- Faça meditação: uma das práticas mais calmantes para a mente acelerada é a meditação. Ela proporciona relaxamento físico e mental e irá estimulá-lo a controlar os próprios pensamentos. 

- Procure manter-se ocupado: evite passar longas períodos de ócio. O tédio pode potencializar os pensamentos aleatórios. 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 17:06:58 (1045783).