Publicidade

Pela primeira vez, Brasil registra desaceleração no número de novos casos da Covid-19

Contágio da Covid-19 sofreu uma desaceleração depois de um platô de 16 semanas

Brasil registrou estabilidade no contágio da Covid-19 – Pixabay

O Brasil registrou uma desaceleração no ritmo da transmissão da Sars-Cov-2 e o país deixou a zona vermelha da Covid-19 pela primeira vez desde abril, segundo dados do centro de controle de epidemias do Imperial College, de Londres, na Inglaterra. 

Publicidade

“Poderíamos pensar que estamos vivendo uma tendência de queda de óbitos”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros. 

A notícia indica uma estabilidade da doença, mas ainda não é suficiente para haver um relaxamento nas medidas de prevenção, conforme recomendam especialistas. 

Embora o país comece a dar os primeiros passos para sair do platô constante no pico que vinha acontecendo nas últimas 16 semanas, algumas regiões ainda permanecem em estado de alerta com números de novos casos e óbitos crescentes como o Rio Grande do Sul, Minas, Goiás e Paraná.

Devido ao tamanho continental do Brasil, alguns estados vivem fases diferentes  da epidemia. Ceará e Rio de Janeiro parecem já ter passado pelo pico depois de enfrentarem cenários graves da doença e hoje encontram-se com números estáveis. 

Publicidade

Até o momento da publicação dessa nota, o Brasil registrou 3.460.413 casos confirmados e ultrapassou mais de 111 mil mortes pela Covid-19.