Publicidade

O que se sabe até agora sobre o foguete chinês que cairá na Terra no sábado?

Autoridades norte-americanas estão monitorando os destroços de um enorme foguete chinês com previsão para cair na Terra neste final de semana

Os destroços de um enorme foguete chinês está sendo monitorado – Pixabay

Um enorme foguete chinês lançado na semana passada está causando alvoroço nas redes sociais e uma certa preocupação em autoridades de alguns países. 

Publicidade

O  foguete, batizado de 5B Longa Marcha, decolou de Hainan, uma ilha na China, em 29 de abril, com o objetivo de transportar um alojamento para três tripulantes em uma estação espacial chinesa, no entanto, após a separação do módulo, uma falha provocou a perda de altitude do foguete, que está caindo em direção à Terra em uma trajetória irregular. A previsão é que os destroços do foguete continuem perdendo altitude até cair neste sábado, 08. 

+ VEJA TAMBÉM: Férias no espaço? Primeiro hotel espacial será inaugurado em 2027

O motivo da preocupação tem relação com o tamanho dos destroços e o local onde ele cairá, já que, segundo informações das autoridades dos EUA, “não poderemos prever onde os pedaços do foguete cairão até poucas horas após sua reentrada na atmosfera terrestre”, isso significa que existe a possibilidade dele cair em um local povoado e causar acidentes. 

O Comando Espacial dos EUA está monitorando os destroços do foguete a fim de prevenir a população que corre risco de se acidentar com a queda dos destroços. A boa notícia é que, segundo o especialista Jonathan McDowell, da Universidade Harvard, para a BBC Internacional, a maior probabilidade é que os destroços caiam no mar, já que 70% do planeta é coberto por água.

Publicidade

John Kirby, o porta-voz do Pentágono, diz que ainda é “muito cedo” para tentar destruir os destroços do foguete antes que eles caiam na Terra, mas a decisão poderá ser tomada caso os EUA identifiquem que o foguete cairá sobre uma área habitada, como aconteceu em maio de 2020, quando os destroços de outro foguete caiu sobre a Costa do Marfim destruindo prédios sem causar mortos ou feridos.

 

Publicidade