comportamento   / Personalidade ambivertido

Nem introvertido, nem extrovertido! Conheça a personalidade do ambivertido e saiba se você é um

Segundo o psiquiatra Carl G. Jung, não existem apenas pessoas puramente extrovertidas ou puramente introvertidas

Bons Fluidos Publicado terça 15 junho, 2021

Segundo o psiquiatra Carl G. Jung, não existem apenas pessoas puramente extrovertidas ou puramente introvertidas
Saiba como é ser ambivertido, pessoa que combina duas dimensões opostas da personalidade - Unsplash

Identificar uma pessoa extrovertida e uma introvertida não é tão difícil. Basta um primeiro contato para determinar que uma pessoa aberta e com facilidade de comunicação é extrovertida e uma pessoa reservada e tímida é introvertida, no entanto, você se enganou se achou que só podemos ser um ou outro. 

O conceito de introversão e extroversão foi proposto pelo psiquiatra suíço Carl G. Jung no início do século XX. Ele acreditava que algumas pessoas eram energizadas pelo mundo externo (extrovertidos) e outras eram energizadas pelo mundo interno (introvertidos). No entanto, o mesmo dizia que "ninguém é puramente extrovertido ou puramente introvertido, ou estaria confinado em algum manicômio".

+ VEJA TAMBÉM: Livro responde questões da Ciência que você sempre quis saber: 'Por que as estrelas brilham?'; 'Qual tamanho da Lua?'; entre outras

Embora a maioria das pessoas conheçam apenas estes dois tipos de personalidade, há quem não se identifique somente como introvertido ou extrovertido. Muitas pessoas têm a capacidade de apresentar estas duas personalidade dependendo de alguns fatores e usufruir dos aspectos destes dois comportamentos. 

O que é um ambivertido?

Um ambivertido é alguém que exibe qualidades de introversão e extroversão e pode se transformar em qualquer uma delas, dependendo de seu humor, contexto e objetivos.

Esses tipos de personalidade são considerados dentro de um espectro. Isso significa que raramente alguém se ajusta completamente de um lado ou do outro, mas fica em algum lugar entre os dois. Você pode estar mais perto do lado extrovertido ou mais perto do lado introvertido.

+ VEJA TAMBÉM: Como diminuir o stress e aumentar a qualidade de vida numa perspectiva filosófica? Escritor Beto Colombo lista 4 dicas; confira

Como é ser um ambivertido?

Pessoas com a personalidade ambivertida:

- São bons ouvintes e bons comunicadores 

- Conseguem se ajustar a diferentes ambientes 

- Sentem-se confortáveis em ambientes sociais, mas também valorizam seu tempo sozinho


 

Último acesso: 02 Dec 2021 - 00:26:20 (1045148).