Publicidade
Ossada foi encontrada na Barra do Una, em Peruíbe – Arquivo Pessoal/ Marcelo Rodrigues

Um esqueleto gigante foi encontrado na praia da Barra do Una, em Peruíbe, no litoral do estado de São Paulo no último final de semana e gerou curiosidade entre biólogos e moradores da região. 

Publicidade

Acredita-se que a ossada de quase cinco metros de comprimento pertencia a uma baleia enterrada na região 12 anos atrás. Embora biólogos dependam de um teste de DNA para confirmar, especialistas suspeitam que o esqueleto seja de uma baleia da espécie baleia-de-bryde. O animal chega a medir em média entre 8 e 10 metros e vive em águas temperadas e tropicais quentes.

+ VEJA TAMBÉM: Nova teoria propõe explicar porquê temos sonhos estranhos às vezes

De acordo com biólogos, a baleia tinha 14 metros quando estava viva e encalhou na Barra do Una em 2009. Os restos mortais do animal permaneceram na areia e devido ao movimento das marés acabou sendo desenterrado, chamando a atenção de moradores, que usaram as redes sociais para compartilhar imagens do esqueleto. 

O Instituto Biopesca iria retirar os restos do animal, mas devido às fortes chuvas, eles não conseguiram fazê-lo no mesmo dia. No entanto, um dia após ser encontrado a ossada desapareceu. O instituto acredita que moradores da região o tenha retirado, ou a própria maré tenha levado com as ondas. 

Publicidade