Pesquisa aponta que mulheres solteiras estão mais felizes e satisfeitas do que os homens

De acordo com especialistas, o público feminino ainda apresenta menor desejo por um parceiro; a explicação envolve novas normas sociais e profissionais

mulheres
Especialistas ainda apontam que as mulheres solteiras desejam menos um parceiro; a explicação envolve novas normas sociais e profissionais – Pexels/Radomir Jordanovic

Se anos atrás, a solteirice feminina era temida e vista de maneira pejorativa, podemos dizer que os tempos mudaram! Um estudo publicado pela revista ‘Social Psychological and Personality Science‘ mostrou que as mulheres solteiras estão mais felizes do que os homens com o mesmo status.

Publicidade

Mulheres encontram felicidade e satisfação

A fim de desmentir os estereótipos, pesquisadores coletaram informações de 6.000 participantes, entre homens e mulheres de 18 a 75 anos. Em seguida, eles analisaram os respostas de um questionário que avaliava a satisfação sexual, com o status de relacionamento, com a vida e o desejo de namorar. Desta forma, segundo a pesquisa, foi possível obter que, em comparação ao público masculino, o feminino não somente tem se sentido melhor fora de uma relação, como apresenta menor interesse por um companheiro.

“Historicamente, havia muita pressão social para que as mulheres encontrassem um parceiro e se estabelecessem, para não serem classificadas como ‘encalhadas’. Com o tempo, a sociedade tem relaxado essas exigências. Agora, permite que elas sejam livres e aproveitem a vida, o que de fato têm feito”, afirmam os autores Elaine Hoan e Geoff MacDonald, ao ‘Gilmore Health News’.

Possíveis explicações

Além disso, de acordo com o estudo, o fato das mulheres estarem mais presentes no mercado de trabalho e alcançarem cargos maiores auxiliou a independência. “Elas, e em alguns casos o Estado, podem assumir os papéis tradicionalmente masculinos de prover e proteger”, apontam os profissionais. Desta forma, esse público se sente mais confortável para viver sozinho e deixar de buscar por relações.

Em contrapartida, pesquisas indicam que os homens demonstram maior desejo de ter uma parceira. Isso, por conseguinte, impacta diretamente o seu bem-estar. Segundo os pesquisadores, a falta de laços sociais justifica essa vontade. Eles explicam que, enquanto as figuras femininas possuem diferentes relacionamentos não amorosos, o indivíduos do sexo masculino são mais solitários. Por isso, como indica o levantamento, eles sentem os impactos negativos de ser solteiro com maior intensidade.