Muito antes de Cristóvão Colombo! Estudo indica que vikings chegaram na América há mil anos

Os pesquisadores conseguiram chegar a uma data precisa graças a uma madeira cortada e vestígios de tempestades solares

Bons Fluidos Publicado terça 26 outubro, 2021

Os pesquisadores conseguiram chegar a uma data precisa graças a uma madeira cortada e vestígios de tempestades solares
Estudo revela que vikings habitaram a América muito antes de Colombo - Pexels / Eric Mclean

Há 60 anos, um casal de exploradores descobriu um sítio arqueológico viking chamado L’Anse aux Meadows, localizado na península do norte de Newfoundland, no Canadá. Lá, encontraram vestígios de casas e objetos característicos desses povos. 

Desde então, pesquisadores vêm analisando o local e tentando entender que momento exato da história eles habitaram o lugar. Recentemente, um novo estudo publicado na revista Nature sugeriu a resposta para essas dúvidas: há indícios que os vikings habitaram essas terras há exatos mil anos, em 1021. 

+++ ''O homem da paz e da caridade''; em 25 de outubro celebramos o Dia de Frei Galvão! Faça um pedido ao santo através desta reza

Os estudiosos conseguiram chegar a uma data exata devido a pedaços de madeiras deixados no assentamento que, provavelmente, foram usadas pelos vikings que derrubaram árvores com lâminas de metal. 

Para saber a idade dessas árvores cortadas, os cientistas analisaram a concentração de carbono 14, porque, toda árvore, enquanto viva, absorve carbono 14 da atmosfera. Quando morta, ela perde, todo ano, essa substância na mesma quantidade. Então, se descobrissem a quantidade de carbono 14 na madeira encontrada, descobririam quando a árvore fora cortada.

Tempestades solares que ocorreram em determinados momentos da história também foram importantes para a descoberta do tempo em que os vikings habitaram a América. As explosões no Sol, que liberaram diversas partículas energéticas, aumentaram a concentração de carbono 14 em diversos períodos.

+++ Três movimentos para relaxar os ombros: confira uma sequência da yoga que alivia a tensão na região!

Nos pedaços de madeira analisados, os pesquisadores localizaram vestígios de uma tempestade solar ocorrida em 992. Depois disso, para descobrir o ano exato em que ela foi cortada, bastou contar o número de anéis de crescimento na borda da casca, já que elas formam um anel a cada ano. Foram contados 29 anéis!

Ao contar 29 anos, chegaram à conclusão de que a árvore foi cortada em 1021, ano em que os vikings habitaram o local.

Último acesso: 02 Dec 2021 - 00:25:41 (1045911).