comportamento   / Mais velha do BR

Morre mulher considerada a pessoa mais velha do Brasil e a terceira do mundo

A cearense Francisca Celsa dos Santos morreu aos 116 anos após contrair uma pneumonia

Bons Fluidos Publicado segunda 11 outubro, 2021

A cearense Francisca Celsa dos Santos morreu aos 116 anos após contrair uma pneumonia
A idosa Francisca Celsa dos Santos, de 116 anos morreu na terça-feira, 05 - Arquivo Pessoal

A mulher considerada a pessoa mais velha do Brasil e a terceira mais velha do mundo morreu na terça-feira, 05, em Fortaleza, após ser diagnosticada com uma pneumonia. 

Francisca Celsa dos Santos tinha 116 e completaria 117 no próximo dia 22 de outubro, 16 dias após sua morte. A idosa nasceu em Cascavel, um município localizado na região metropolitana de Fortaleza, CE, mas se mudou para a capital cearense e morou lá até sua morte. 

+++ Novo estudo afirma que ser humano consegue viver até os 130 anos

O Gerontology Research Group (GRG), ou Grupo de Pesquisa em Gerontologia, foi responsável por dar o título de pessoa mais idosa do Brasil. A entidade é conhecida por trabalhar com longevidade humana e é indicada pelo Livro Guinness de Recordes para validar idades.

Em entrevista ao G1, a neta da Sra. Francisca, Fernanda Aliny Barroso Celsa contou que a avó era vista pela família como uma mulher forte: "Ela é sinônimo de amor, de vontade de viver, de tudo de bom que se possa imaginar. O elo de ligação entre netos, bisnetos, tataranetos. Apesar de não se movimentar, viver acamada há alguns anos, ficou um vazio em cada lugar da casa". 

+++ Segredo da longevidade: por que os japoneses envelhecem bem e vivem tanto?

Fernanda também contou que a avó não contraiu Covid-19, mas foi acometida por uma pneumonia que causou falência múltipla dos órgãos. Um dia antes de falecer, Dona Francisca tinha sido eleita a mulher mais velha da América Latina pelo Guiness Book. "Recebemos a ligação do pessoal do Guinness Book nos dando a notícia, ficamos muito felizes no dia e logo veio a partida dela, foi muito difícil", disse a neta. 

Último acesso: 20 Oct 2021 - 12:30:32 (1045836).