Publicidade

Mito ou verdade: estresse causa cabelos brancos? Estudo revela a verdade

Estudo feito por cientistas de Harvard constatou que o estresse acelera o branqueamento dos cabelos

Estudo confirmou que estresse provoca cabelos brancos – Pixabay

Sim! Seus avôs tinham razão quando diziam que o estresse provoca cabelos brancos e um estudo feito por cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, confirmou o que já era falado há anos. 

Publicidade

É claro que fatores genéticos e a idade também influenciam no surgimento dos cabelos grisalhos, no entanto, cientistas descobriram que o estresse tem forte influência no aparecimento precoce de fios brancos. 

+ VEJA TAMBÉM: Melasma: dermatologista dá dicas de prevenção e como tratar as manchas na pele

De acordo com o estudo publicado na Revista Nature, o nervosismo acelera o processo de deterioração da estrutura dos cabelos. Esse processo tende acontecer naturalmente com a chegada da idade e dura mais de 10 anos até que todos os cabelos fiquem completamente brancos, no entanto, o estresse faz com que a atividade da melanina diminua mais precocemente e com o tempo deixe de interagir com as proteínas do cabelo. 

Algumas pessoas ficam grisalhas “antes do previsto” por conta dos níveis de estresse e conseguem notar as mudanças sem dificuldade. 

Publicidade

“Todo mundo tem uma anedota para compartilhar sobre como o estresse afeta seu corpo, principalmente na pele e no cabelo, os únicos tecidos do organismo que podemos ver de fora”, diz a autora sênior do estudo e professora de Harvard, Ya-Chieh Hsu. 

Você já ouviu sobre a Síndrome de Maria Antonieta?

Um caso histórico possivelmente ligada as constatações recentes de Harvard é o caso da Rainha Maria Antonieta.

Publicidade

+ VEJA TAMBÉM: Você sabia que a luz do celular pode afetar a pele? Saiba como proteger seu rosto!

Conforme conta a lenda, a conhecida figura política e rainha da França durante a Revolução Francesa sofreu o esbranquiçamento de suas mechas de cabelo repentinamente, antes de sua execução por guilhotina em 16 de outubro de 1793. O mesmo fenômeno também foi relatado por ex-combatentes de guerra que vivenciaram momentos de extremo estresse e viram seus cabelos ficarem grisalhos em questão de dias. 
 

Publicidade