Publicidade
Ministro da saúde estuda rebaixar Covid-19 de pandemia para endemia – Foto de Anna Shvets no Pexels

A partir da metade de março, o governo federal estuda rebaixar a Covid-19 de pandemia para endemia. Segundo o ministro da saúde Marcelo Queiroga, em entrevista à CNN Brasil, os casos graves estão caindo. Por isso, há a chance de flexibilizar as restrições sanitárias.

Publicidade

Ministro da saúde estuda rebaixar Covid-19 de pandemia para endemia

“Medidas não farmacológicas compulsórias fazem parte desse contexto. Conforme o presidente anunciou, estamos trabalhando para anunciar o rebaixamento para endemia da Covid-19. A melhora do cenário epidemiológico, a ampliação da cobertura vacinal e outros pontos serão considerados. Além disso, é necessário fazer uma análise do impacto regulatório dessa medida”, explicou Queiroga, durante a entrevista.

+++ Receita de pão sem forno com massa incrível! Aprenda a fazer

O ministro explicou que cada país decide se as condições atuais permitem o rebaixamento para endemia ou não. “A decisão da OMS contempla a condição global, todavia, de acordo com o cenário epidemiológico, vários países estão antecipando essa decisão. Trata-se de decisão técnica”, acrescentou.

Essa decisão, se confirmada, vai flexibilizar algumas medidas, principalmente o uso de máscaras. “Medidas não farmacológicas compulsórias fazem parte desse contexto”, finalizou Queiroga.

Publicidade

+++ Gêmeas idênticas comemoram 100 anos e contam o segredo da longevidade