Medo de avião fez Fátima Bernardes procurar terapia: ‘Você canaliza e descarrega tudo’

Em um vídeo publicado no Youtube, a apresentadora contou que a aerofobia, que afeta 42% dos brasileiros, a fez ficar dois anos e quatro meses sem voar

fátima-bernardes
Em um vídeo publicado no Youtube, Fátima Bernardes contou que a aerofobia a fez ficar dois anos e quatro meses sem voar – Reprodução/Youtube

O Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística aponta que, aproximadamente, 42% dos brasileiros sofrem de aerofobia, ou seja, o medo de viajar de avião. A apresentadora Fátima Bernardes revelou, em um vídeo publicado no Youtube, que está entre essas pessoas.

Publicidade

Fátima Bernardes revela ter medo de avião

De acordo com a jornalista, o medo se desenvolveu depois de um episódio de crise de pânico, durante um voo de volta de Nova York (EUA), em que estava acompanhada do ex-marido William Bonner. Fátima contou que se sentia ansiosa para rever os filhos, já que aquela era sua primeira viagem após o nascimento dos pequenos: “Eu tomei um remédio que um médico tinha me receitado para ver se eu dormia, e deu o efeito contrário. Então enquanto William dormia, eu fiquei mega agitada. Comecei a ter um certo constrangimento de as pessoas poderem perceber que eu estava com muito medo, porque meu coração batia, parecia que eu via ele batendo, eu suava frio, a musculatura da perna saltava”. 

A situação desencadeou a fobia, que a fez fugir de aviões. “Depois desse voo, posso dizer para vocês que eu fiquei dois anos e quatro meses sem voar. Mas eu não tinha essa percepção. Também não fui tratar nada disso, achei que foi uma coisa esporádica. Comecei a evitá-los, tipo ‘Ah, tem que ir a São Paulo’, ‘Ah, vou vou de carro, claro, as crianças com três carrinhos, para levar, tem babá, tem bebê conforto’”, narrou.

“E aí, eu percebi que, realmente, alguma coisa não estava certa comigo. Comecei a fazer uma série de tratamentos com psicólogos e terapeutas, para tentar resgatar aquela Fátima. E fui entendendo que a fobia aparece para quem acha que tem controle de tudo. Chega uma hora em que você canaliza e descarrega tudo e no meu caso, no avião, onde tive uma crise de ansiedade”, detalhou. No vídeo, a apresentadora ressaltou que, apesar do auxilio profissional, ainda tem receio de aeronaves, chegando até a chorar durante a decolagem. No entanto, a terapia ajudou a controlar o medo e a permitiu voltar a viajar.

Aerofobia: Cinco dicas para acabar de vez com o medo de avião

Com o aumento dos acidentes de avião no Brasil, é natural que algumas pessoas passem a ter medo ou fiquem com a aerofobia ainda mais aguçada. Por isso, chamamos a neuropsicóloga Dra. Leninha Wagner, para dar algumas dicas de como amenizar as inseguranças. Confira a matéria completa.