Publicidade
Mais fácil impossível! Confira técnica rápida para você plantar alecrim em casa sem gastar um real – Pixabay

Erva aromática, a Salvia rosmarinus, popularmente conhecida como alecrim, é uma planta muito utilizada na cozinha e ideal para o preparo de legumes no forno, carnes, peixes, massas, e até mesmo alguns drinks especiais.

Publicidade

Comum na região do Mediterrâneo, ocorre dos 0 a 1500 metros de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária. A título de curiosidade, devido seu aroma inconfundível, os romanos designaram o alecrim como ‘rosmarinus’, que em latim significa ‘orvalho do mar’.

+ VEJA: Nuca mais jogue fora a borra de café; conheça 5 formas incríveis para reutilizá-la no dia a dia

Pensando nisso, nada melhor do que ter em casa alguns pezinhos desta planta aromática e maravilhosa para você colher e utilizar nos preparos gastronômicos (ou quem sabe em banhos energéticos, assunto muito abordado por nós aqui da Bons Fluidos na aba de ‘Espiritualidade’ da revista online).

Hoje, iremos mostrar para você uma técnica simples de como criar mudas e plantar seu alecrim em casa sem gastar um real. A ideia foi compartilhada pelo Victor, do canal no YouTube ‘Victor Horta na Varanda’. Veja como ele fez:

Publicidade

PASSO A PASSO:

Primeiramente, você irá cortar alguns galhos do alecrim da matriz principal da planta, perto da base (ou do substrato). Feito isso, retire do fim do cabinho algumas das folhas, deixando o final do caule liso. Imediatamente, coloque essas pontas que foram cortadas dentro de um recipiente com água. É muito importante que esta água não tenha cloro.

Feito isso, você irá deixar esse recipiente em um local afastado da incidência solar (em cima da geladeira, por exemplo) durante o período de uma a duas semanas.

Publicidade

+ VEJA: Mergulhadores trabalham para retirar espécie de coral invasor que ameaça o litoral sul de São Paulo; entenda

Passado o tempo, você verá que suas mudas de alecrim terão ganhado algumas raízes e estarão prontas para serem plantadas. Victor ensinou então a preparar o substrato. A mistura será de um para um: metade de terra preta e metade de esterco de gado, galinha, ou humus de minhoca. Misture bem os dois tipos de substrato e finque suas mudas na terra.

Alguns cuidados: seu alecrim deverá ser molhado todos os dias com um borrifador de água, e não com o regador. Além disso, para enraizar a planta, você deve deixá-la diariamente sob a luz solar direta de três a cinco horas, evitando o sol do meio-dia.

Publicidade

Assista ao vídeo:

 

Publicidade