comportamento   / Raças brasileiras

Made in Brazil: conheça 5 raças de cães que nasceram no Brasil e você provavelmente não sabia

O Brasil não é um país com muitas raças caninas nativas, no entanto, há alguns e muitas pessoas desconhecem; veja quais

Bons Fluidos Publicado quarta 20 outubro, 2021

O Brasil não é um país com muitas raças caninas nativas, no entanto, há alguns e muitas pessoas desconhecem; veja quais
Além do vira lata caramelo, saiba quais são as raças de cães brasileiras - Unsplash/ Anoir Chafkir

Embora o famoso vira lata caramelo seja o cachorro mais comum visto nas ruas brasileiras, o Brasil possui algumas raças de cachorros que nasceram aqui e muita gente não sabe! 

Isso acontece porque a maioria das raças de cães nasceram na América do Norte, Ásia e Europa, mas acabaram sendo exportados para outras regiões do planeta, onde se adaptaram ao clima e às características daquele novo país. À medida que os cães foram trazidos para conviver com humanos, cada vez mais as raças estrangeiras se reproduziram e se popularizaram nos lares brasileiros. 

Apesar de o país não ter tantas raças de cães nativas, listamos 8 que você provavelmente não sabia que eram brasileiras:

+++ Cadela brasileira superdotada é destaque em estudo sobre memória canina

1. Fila Brasileiro

A raça brasileira mais popular é o Fila Brasileiro. Este animal surgiu pouco depois da colonização dos portugueses. Os cães europeus que chegavam junto com os colonizadores cruzavam entre si e, após muitos cruzamentos, o Fila Brasileiro nasceu herdando diversas características de cães como os Bulldogues e os Mastiffs, ambos raças inglesas. 

2. Ovelheiro Gaúcho

O nome desta raça não esconde sua origem. Nascido no Rio Grande do Sul, o Ovelheiro Gaúcho é uma raça originária de uma mistura de outros cães e tem muita semelhança com o Border Collie, que é originário da Escócia. 

3. Terrier Brasileiro

Popularmente chamado de Fox Paulistinha, o Terrier Brasileiro é possivelmente uma raça originária do cruzamento entre o Fox Terrier, Manchester Terrier e Terrier Branco Inglês. Ele foi criado para caçar ratos em fazendas e surgiu entre 1910 e 1920. 

+++ Seu cachorro é feliz? 10 sinais que indicam que o seu doguinho está alegre

4. Veadeiro Pampeano

Esta é provavelmente a raça brasileira menos conhecida. O Veadeiro Pampeano, ou Veadeiro Brasileiro nasceu no Sul do país perto das fronteiras entre Argentina e Uruguai. Ele só foi reconhecido como uma raça originária do Brasil em 2000. 

5. Pastor da Mantiqueira

Nascido na região da Serra da Mantiqueira e é possivelmente uma mistura de uma série de cães "pastores": pastor alemão, pastor belga, pastor branco suíço, pastor holandês e pastor garafiano. 

 

 

 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 18:05:03 (1045878).