Publicidade
Love bombing: Declaração de amor exagerada pode ser sinal de alerta – Foto: Freepik

Love Bombing significa “bombardeio de amor” e tem como principal característica declarações exageradas e apaixonadas, principalmente em relacionamentos muito recentes. Precisamos estar atentos a esse tipo de demonstração, pois indica que a pessoa com quem estamos pode ser um manipulador ou até mesmo um golpista. As informações são da psicologa Alessandra Augusto.

Publicidade

Declaração de amor exagerada pode ser sinal de alerta

A principal característica do Love Bombing é o exibicionismo. A pessoa que pratica tem demonstrações entusiasmadas e exuberantes de afeto e romantismo.

Há indivíduos que usam esse comportamento para a conquista e por uma necessidade de retorno rápido, pois acaba investindo muito em pouco tempo. Ela acelera, aumenta e potencializa as demonstrações, pois espera por esse retorno. É um clássico manipulador que investe demais nesse afeto, pois precisa que a pessoa caia naquela conversa e ‘baixe a guarda’.

+++ Medicina funcional: como a alimentação com base genética auxilia aumenta a qualidade de vida

Quem se envolve com esse manipulador acredita ser muito amado, além de crer que o outro vai fazer de tudo por esse relacionamento. E com isso, subjugamos que amor maior não vai existir. Geralmente, eles buscam pessoas fragilizadas emocionalmente para se envolver, são como ‘alvos’ mais fáceis, por mais que a escolha seja inconsciente.

Publicidade

Atitudes românticas fora de um contexto, grandiosas e sem saber do gosto do outro devem ser entendida como exageradas. Perceber atitudes que não são românticas e, sim, exibicionistas, principalmente no momento inicial de um relacionamento, é um sinal de alerta. Não é normal com poucos dias ganhar um carro, um anel de brilhantes, ser pedida em casamento. Isso é uma atitude discrepante.

+++ Inteligência artificial ajuda a desvendar e interpretar textos de civilizações antigas

Por isso, procure saber a real intenção da pessoa. Deve-se conversar e deixar claro que os dois são indivíduos singulares, cada um com sua cultura e experiências. Pode ser que você não consiga contemplar a expectativa do outro e e deve ter em mente como irá lidar com isso. Por exemplo, o parceiro vai te dar um carro, mas ele está preparado para não receber um carro de presente? Geralmente, quem tem esse comportamento espera receber na mesma proporção em que investe.

Publicidade

Outra situação é quando a pessoa conhece alguém e, no segundo dia, já quer alterar o status nas redes sociais como “relacionamento sério”. Muda a imagem de perfil com a foto junto da outra pessoa. O indivíduo talvez não esteja pronto para esse tipo de exposição e pode se sentir seduzido ou até forçada a fazer o mesmo. Há quem use essa situação até como uma “barganha” para tentar “provar” para a outra o quanto ela a ama. Essa é uma forma de manipular, deixando o outro fragilizado e vulnerável a esse tipo de indução de comportamento.

+++ Contato de apenas dez minutos com cachorros alivia depressão, diz estudo

Nesse momento, entra a responsabilidade afetiva com o outro e com você. Ao perceber que não vai retribuir no mesmo nível o investimento do outro, seja responsável de falar que não é o momento e não leve o relacionamento à frente.

Publicidade

*Alessandra Augusto é formada em Psicologia, Palestrante, Pós-Graduada em Terapia Sistêmica e Pós-Graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental e em Neuropsicopedagogia. É a autora do capítulo “Como um familiar ou amigo pode ajudar?” do livro “É possível sonhar. O Câncer não é maior que você.