Publicidade

Jejum de palavras: ficar em silêncio alguns minutos por dia faz bem à saúde mental

Evitar a poluição sonora e ficar em silêncio por alguns é fundamental para relaxar

Conheça os benefícios da prática do silêncio – Pexels

Conversar, ouvir música, assistir televisão são algumas das atividades que fazem parte do dia a dia de praticamente todas as pessoas, no entanto, a exposição constante aos sons e aos estímulos sonoros podem ser prejudiciais quando ela não é dosada. 

Publicidade

Chamado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de a “praga moderna”, a poluição sonora é quase que inevitável em tempos modernos e acelerados como o que vivemos hoje.  Quando se vive em grandes metrópoles, por exemplo, esse problema é ainda mais evidente — buzinas, alarmes, vizinhos barulhentos, pessoas na rua, etc. 

+ VEJA TAMBÉM: Xô, timidez! 5 hábitos que vão te ajudar a superar a timidez e te levar mais longe do que você imagina

A tecnologia também colabora para que estejamos sempre nos entretendo com filmes, séries, músicas, novelas, podcast e expostos a algum tipo de estímulo sonoro, que só é interrompido quando vamos dormir. No entanto, o nosso cérebro precisa de mais silêncio e você pode não estar atendendo a esse pedido. 

A importância do silêncio para a saúde mental

Publicidade

Nos acostumamos a ficar em ambientes barulhentos, no entanto, esta exposição pode provocar sérios problemas de concentração e ansiedade, já que a calmaria e o silêncio estão muito associados a sensação de relaxamento e bem-estar. 

Dedicar momentos do seu dia para a prática do silêncio e introspecção pode ser benéfico à saúde mental. Este ato tão simples pode ser um pilar importante para viver uma vida mais zen e longe do estresse, consequentemente uma vida mais feliz. 

+ VEJA TAMBÉM: Indivíduos que dormem tarde recebem mais impulsos para beber e fumar, apontam cientistas

Publicidade

Meditação x silêncio

Há várias formas de praticar o silêncio no dia a dia. O autor do best-seller “O Milagre da Manhã”, Hal Elrod, inseriu o silêncio entre o 6 pilares que precisam estar presente em uma rotina da manhã enriquecedora. Ele recomenda que evitemos nos expor aos barulhos do celular, da televisão ou do rádio e até evitar conversas nos primeiros minutos após acordar. Este hábito pode garantir uma manhã mais tranquila e relaxante, para suportar o dia de trabalho. 

A meditação também pode ser um instrumento eficiente para alcançar autoconhecimento enquanto se pratica o silêncio. Ficar alguns minutos sentado em uma posição confortável com os olhos fechados pode ser enriquecedor e te fará explorar espaços dentro de si que você nunca havia dado atenção. 

Publicidade