Já pensou em plantar alface dentro de casa? Especialista dá dicas de como cultivar a hortaliça de maneira simplificada

O engenheiro-agrônomo Valter Casarin foi o responsável por compartilhar algumas orientações

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado terça 4 agosto, 2020

O engenheiro-agrônomo Valter Casarin foi o responsável por compartilhar algumas orientações
Já pensou em plantar alface dentro de casa? Especialista dá dicas de como cultivar a hortaliça de maneira simplificada - Pixabay

A alface é um dos vegetais mais populares do mundo. Além de ser uma hortaliça normalmente recomendada para alimentações balanceadas, é considerada um calmante natural, principalmente para aqueles que sofrem de insônia. Ademais, apresenta diversos outros benefícios, pois é fonte de pró-vitamina A ou betacaroteno, vitamina B9 e vitamina C, fonte de fibra, potássio, manganês, ferro, magnésio e antioxidantes, como a luteína e zeaxantina

As diversas espécies da planta variam principalmente em formato, cor e textura das folhas. Além disso, é considerado um alimento delicado e que deve ser consumido o mais rápido possível após a compra. Pensando nisso, que tal investir no plantio da alface dentro de sua casa?

O engenheiro-agrônomo e coordenador científico da iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV), Valter Casarin, deu algumas dicas de como realizar o processo de uma maneira simples e descomplicada.

SÃO DUAS AS OPÇÕES DE PLANTIO

Semeadura com sementes:

  • Desenhe sulcos em linhas com profundidade de 0,5 a 1cm. Espaçando cada sulco de 25 cm.
  • Plante 1 semente a cada 3 a 5 cm em sulcos rasos.
  • Cubra-os com terra e irrigar levemente com água.
  • Mantenha o solo sempre úmido com regas frequentes, mas é preciso tomar cuidado para não encharcá-lo.

Plantio de mudas:

  • Usando um barbante para alinhar o plantio, plante em fileiras, tomando cuidado para não enterrar a base das folhas. Distribua as plantas em linhas distanciadas a cada 25 cm e com 30 cm de distância entre plantas.
  • Regar bem após o plantio.
  • Ao plantar, não enterre o colar da planta (a base das folhas).

LOCALIZAÇÃO

Primeiramente, devemos entender que a alface não gosta de climas muito quentes. No verão, coloque-o em sombra parcial, em um local que não receba muito sol à tarde, e regue mais regularmente. Altas temperaturas favorecem o florescimento precoce da alface, impedindo a formação de uma cabeça de folhas.

PLANTIO EM VASOS

A alface pode ser cultivada em vasos, na varanda ou no peitoril da janela. Use recipientes com pelo menos 20 cm de altura. Coloque uma planta por vaso ou a cada 25 cm em uma jardineira. O solo enriquecido com um pouco de composto será perfeito para acomodá-las. Coloque-os em um local que não receba os raios do sol nas horas mais quentes do verão. Regue assim que o solo secar alguns centímetros de profundidade.

A COLHEITA

A alface é colhida aproximadamente 8 a 18 semanas após a semeadura. Aproveite o frescor da manhã para colher, pois assim as folhas estarão mais frescas. Fica a dica!

SOBRE DOENÇAS E PRAGAS

As lesmas adoram alfaces jovens, fique de olho nelas. Se suas plantas entrarem em colapso e morrerem sem motivo aparente, pode ser um ataque de minhocas. Eles podem causar grandes danos, atacando as raízes e a base das plantas. Doenças causadas por fungos atacam folhas de alface. Remova as folhas afetadas e tente não regar a folhagem.

Último acesso: 19 Sep 2020 - 12:00:08 (1043184).