comportamento   / Atitudes prejudiciais

Indivíduos que dormem tarde recebem mais impulsos para beber e fumar, apontam cientistas

O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade de Surrey e da Universidade de Brunel London, na Inglaterra

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado terça 29 dezembro, 2020

O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade de Surrey e da Universidade de Brunel London, na Inglaterra
Indivíduos que dormem tarde recebem mais impulsos para beber e fumar, apontam cientistas - Pexels

Indivíduos jovens que têm o costume de dormir "tarde", geralmente de madrugada, estão mais propensos a impulsividade relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo. Esta afirmação foi feita a partir de estudo concluído por pesquisadores da Universidade de Surrey e da Universidade de Brunel London, localizadas na Inglaterra.

+ VEJA: Por que é importante criar metas para o ano seguinte? Psicóloga explica e mostra a melhor forma de desenvolvê-las

O estudo publicado na revista científica "Chronobiology International" considerou o perfil de jovens que alegam ser noturno, ou seja, "funcionar melhor de noite". Quem aí também é assim? O objetivo era observar se existe alguma relação entre a vida noturna dessas pessoas e a impulsividade, ansiedade e o uso de substâncias.

No total, os pesquisadores analisaram os costumes de 191 indivíduos com idades entre 18 e 25 anos, dentre eles a preferência de horário de sono, a qualidade do sono, se são ansiosos, impulsivos, e, por fim, perguntaram sobre a quantidade de cigarros, álcool e bebidas com cafeína consumiam.

+ VEJA: Ministério da Saúde prevê mais de 93 milhões de doses da vacina para março de 2021

Os cientistas concluíram que os jovens que preferem ficar acordados até mais tarde, consequentemente, são mais impulsivos e correm risco de desenvolver problemas relacionados à saúde mental e o uso de substâncias, como o álcool e cigarro.

Vale lembrar que o resultado deste exame pode ser usado, inclusive, para contribuir para as políticas públicas que buscam combater o uso exagerado de substâncias químicas.

Último acesso: 20 Oct 2021 - 13:01:30 (1044074).