O Parque Zoológico de Novosibirsk, localizado na região da Sibéria, na Rússia, anunciou recentemente em suas redes sociais o nascimento de, pelo menos, 16 filhotes de um felino raro conhecido como gato-de-pallas, ou manul.
Originário das estepes e montanhas do sul da Sibéria e da Ásia central, o gato-de-pallas é uma das espécies ameaçadas de extinção e que contam com seu nome incluído no Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas da Rússia. De acordo com informações da Sociedade Geográfica Russa, no início dos anos 2000, o país possuía apenas entre 3 mil e 3,6 mil felinos da espécie.
Alguns dos motivos que fizeram com que o gato-de-pallas praticamente desaparecesse foram a vulnerável à caça furtiva, uma vez que congela instantaneamente diante da ameaça, em vez de fugir do perigo, além dos frequentes atropelamentos por veículos, e envenenamento (consumo de roedores contaminados com produtos químicos).
“No Zoológico de Novosibirsk, três gatos-de-pallas deram à luz. Agora, temos um total de 16 filhotes: uma fêmea teve três filhotes; outra, teve cinco; e a terceira, oito”, anunciou a assessoria do Zoológico de Novosibirsk. Vale lembrar que a instituição russa participa ativamente de 32 programas diferentes de criação em cativeiro para espécies ameaçadas de extinção. Em mais de 20 anos, trouxeram ao mundo 64 gatos-de-pallas, enviados para outros parques ao redor do mundo.
Confira imagem dos filhotes: