Publicidade

Idosos conectados: veja 5 aplicativos que devem fazer parte da rotina da terceira idade

Com o aumento do envelhecimento da população, empresas têm investido na inclusão digital com funcionalidades específicas para pessoas com mais de 60 anos

Veja 5 aplicativos que devem fazer parte da rotina da terceira idade – Freepik / shurkin_son

Com a inclusão digital à população superior aos 60 anos têm acessado cada vez mais os aplicativos e sites da internet. De acordo com o IBGE, o Brasil possui 28 milhões de idosos, cerca de 13% da população total. Atividades que podem parecer simples para a maioria das pessoas, representam um desafio para quem é iniciante no uso de tecnologia. Pensando nisso, nos últimos anos surgiram diversas opções de aplicativos úteis para a terceira idade que simplificam o uso do smartphone.

Publicidade

+ VEJA: Evite o mau hálito! 11 alimentos que ajudam a combater a halitose

+ VEJA: Após 10 anos sem enxergar, idoso recupera a visão ao receber 1º transplante de córnea artificial do mundo

Considerando o momento que estamos vivendo e com muitos idosos em casa, a tecnologia tem ajudado milhares de aposentados em tarefas do dia a dia. Além de aproximá-los da família por meio de chamadas de vídeos, por exemplo, é possível encontrar diversas soluções que ajudam em atividades rotineiras, como transferir dinheiro, organizar rotina de medicamentos, marcar consultas médicas e até fazer atividades físicas.

Confira 5 ‘apps’ que já fazem parte da rotina da terceira idade que você precisa conhecer:

Publicidade

Tutorial para conhecer novas tecnologias

Algumas pessoas mais velhas não têm tanta facilidade para mexer em produtos tecnológicos, por isso podem precisar de uma ajuda. O iDosos oferece esse “empurrãozinho”, promovendo tutoriais interativos que explicam as funções básicas de um smartphone. Há também narração em áudio com o passo a passo. Disponível gratuitamente para Android. 

Lembrete de todas as senhas e acessos

Publicidade

Quem nunca esqueceu uma senha que atire a primeira pedra. Não importa a idade, decorá-las pode ser um grande desafio. O LastPass surgiu como uma forma para organizar senhas e logins em um só lugar. O acesso é criptografado e só o usuário consegue entrar, então a segurança é certeira. Disponível para Android e iOS. 

Crédito consignado seguro e online

A Prestho criou um aplicativo de crédito consignado personalizado para pessoas acima de 60 anos. A tecnologia foi desenvolvida para ajudar o idoso a se sentir à vontade no mundo digital, com diferenciais como fontes maiores, linguagem adaptada para o público, cores, personalização no canal de atendimento, navegação fácil, dicas de saúde, alerta de golpes e educação financeira. No app, o usuário consegue ter acesso facilitado para simular e contratar um empréstimo ou solicitar um cartão de crédito consignado, 24 horas do dia, todos os dias do ano, sem interferência de outra pessoa e sem precisar se locomover até o banco.  O objetivo é ser transparente e dar autonomia para que o usuário entenda a operação de crédito e contrate de forma consciente. O aplicativo que pode ser baixado gratuitamente garante também o histórico de todas as operações contratadas, além de todas as conversas. 

Publicidade

Agenda e notificações virtuais

O MyTherapy é um dispositivo disponível para tablets e celulares que ajuda a administrar o uso de medicamentos, além de datas de consultas médicas. O aplicativo envia lembretes sobre os horários  e orienta também sobre o tempo recomendado para realizar atividades físicas. É  possível gerenciar o plano de saúde, incluir sintomas clínicos e ficar ciente sobre tempo de duração desses efeitos. Para idosos que desejam apenas o módulo de acompanhamento sobre administração médica, existe o “Caixa de Remédios” que avisa a quantidade que deve ser ingerida.

Catálogos de atividades físicas 

Publicidade

O Easy Idoso conta com um catálogo de atividades físicas para a população idosa. Além disso, o aplicativo que pode ser baixado no celular ou tablet – disponível gratuitamente para Android e iOS -, apresenta e sugere, também, estabelecimentos de saúde, casas de repouso, associações de terceira idade, centros de beleza e atividades de entretenimento. O uso desse tipo dessa tecnologia é uma tendência constante tanto para questões relacionadas a condições clínicas quanto para serviços de entretenimento, a organização da vida diária, interação social, entre outros.