Gigil: qual o significado da palavra intraduzível e como ela se relaciona à fofura?

A palavra define um sentimento “manifestado fisicamente pelo apertar das mãos, ranger dos dentes, tremores do corpo ou beliscar ou apertar a pessoa ou coisa que causa esta emoção”

Gigil
Gigil define um sentimento “manifestado pelo apertar das mãos, ranger dos dentes, tremores do corpo ou beliscar ou apertar a pessoa” – Canva Equipe/Valeria Boiko

Você sabia que os editores do Dicionário de Oxford avaliam novas palavras para incluir ao catálogo anualmente? Muitas delas, vindas da África do Sul ou da Irlanda, são consideradas intraduzíveis, ou seja, não possuem equivalentes em outras línguas. Na modificação mais recente do manual linguístico, foi incluída uma expressão que, possivelmente, vai facilitar o nosso dia a dia. Sabe quando vemos algo ou alguém muito fofo e sentimos uma vontade de esmagar? A sensação lembra entusiasmo, né?. No entanto, pode ser chamada de Gigil

Publicidade

Significado de Gigil

Com origem no idioma tagalog –  utilizado no sul e no centro de Luzon, ilha das Filipinas – a palavra define o sentimento causado pela raiva, ânsia e prazer de ver alguém ou alguma coisa adorável, normalmente manifestado fisicamente pelo apertar das mãos, ranger dos dentes, tremores do corpo e beliscar ou apertar o que causa esta emoção”.

Esse termo representa emoções que, por vezes, as pessoas consideravam difíceis de descrever ou interpretar. Então, por que outros povos não possuem uma palavra semelhante? De acordo com a escritora do livro ‘Perdido na Tradução’, Ella Frances Sanders, à ‘BBC News Brasil’ isso ocorre pois, até o momento, a expressão não era necessária para as outras populações, como acontece com a palavra saudade.

No entanto, ainda para o jornal, o pesquisador da Universidade do Leste de Londres, Tim Lomas, explicou a importância de incorporar novas palavras ao vocabulário, principalmente, aquelas que definem sensações. De acordo com o criador do projeto Lexicografia Positiva, conhecer diferentes termos pode nos ajudar a compreender o mundo e a nós mesmos.

“Os sentimentos que aprendemos a reconhecer e rotular são aqueles que percebemos – mas há muitos outros que talvez nem saibamos. Acho que incorporar essas novas palavras pode nos ajudar a articular áreas da experiência que mal notamos”, explicou.

Outras palavras intraduzíveis

Além de Gigil, o Dicionário de Oxford adicionou outros termos para descrever emoções, como Alamak. A palavra, muita utilizada Singapura e na Malásia, se refere à surpresa, choque ou indignação. Ademais, uma expressão intraduzível incorporada ao manual é Ludraman, que está presente se vocabulário irlandês, a fim de categorizar uma pessoa preguiçosa.

*Texto sob orientação de Helena Gomes

Publicidade