Uma ótima notícia alegrou, mesmo que ‘timidamente’, moradores de Fernando de Noronha após a administração do arquipélago revelar que o local não tem mais casos de coronavírus, segundo um boletim divulgado na última sexta-feira, 08.
A ilha se tornou exemplo de combate à Covid-19 no Brasil depois que todos os pacientes infectados se curaram após a adoção do isolamento total, medida conhecida como lockdown, desde 20 abril até 10 de maio, no entanto, mesmo sem novos casos, a ilha pretende permanecer com medidas restritivas como o fechamento de bares, pousadas e restaurante.
Dentre os curados estão 11 mulheres e 17 homens entre 25 e 59 anos e quatro casos estão aguardando exames laboratoriais no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen/ PE).
Durante o período de isolamento total, os moradores só podiam sair de casa mediante necessidades essenciais como compras de alimentos e medicamentos, ou atendimento hospitalar.
A prática de pesca ficou permitida na ilha, no entanto, até três pessoas são autorizadas por embarcação, além de serviços bancários, mediante o preenchimento de um formulário que informa esta necessidade.
O Brasil vive cenário de crescimento do número de casos e atingiu novo recorde, sendo 881 mortos e mais de 9 mil novos casos apenas nas últimas 24h segundo informações do ministério da saúde.