comportamento   / Coronavírus

Estudo sugere que máscaras de proteção podem ajudar a criar imunidade contra a Covid-19; entenda

Segundo pesquisadores, a máscara não impede o contato com o vírus mas reduz a carga viral, contribuindo para a criação de anticorpos

Bons Fluidos Publicado quarta 16 setembro, 2020

Segundo pesquisadores, a máscara não impede o contato com o vírus mas reduz a carga viral, contribuindo para a criação de anticorpos
Cientistas se inspiraram na teoria da variolação para estudar os efeitos do uso da máscara de proteção - Pexels/ Anna Shvets

Um estudo feito por um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicado no New England Journal of Medicine esta semana apontou que o uso da máscara de proteção estimula a produção de anticorpos do novo coronavírus. 

De acordo com os pesquisadores, a máscara de proteção não impede que o indivíduo tenha contato com o vírus, no entanto, a peça cria uma barreira que diminui a carga viral recebida. Com isso, o paciente não desenvolve o tipo grave da doença, ou, em alguns casos, permanece assintomático e acaba desenvolvendo anticorpos contra a Covid-19. 

+ VEJA TAMBÉM: Estudo revela porque as lágrimas são catalisadores do novo coronavírus

Esse processo é conhecido pelo termo Variolação e foi utilizado durante o surto de varíola que assolou o mundo por mais de 10 mil anos. A ideia consiste na exposição de pacientes saudáveis a partículas de algum patógeno para gerar resposta imune. 

Enquanto não havia vacina, médicos e cientistas contaminavam voluntariamente pessoas saudáveis aplicando muco de doentes para que eles desenvolvessem anticorpos. O método inspirou a criação das vacinas e caiu em desuso por conta dos riscos. 

"Você pode ter esse vírus, mas ser assintomático. Portanto, se você pode aumentar as taxas de infecção assintomática com máscaras, talvez isso se torne uma forma de variolar a população”, disse a infectologista Monica Gandhi, uma das autoras do artigo. 
 

Último acesso: 19 Sep 2020 - 11:55:57 (1043437).