Publicidade

Estudo revela que o risco de contrair covid-19 com máscara PFF2 é mínimo

Sim, existe máscara com proteção de quase 100% contra o coronavírus; é o que concluem pesquisadores alemães

Estudo revela que o risco de contrair covid-19 com máscara PFF2 é mínimo – Foto de Zain Ali no Pexels

Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Max Planck para Dinâmica e Auto-organização, na Alemanha —  e publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences — mostra que, se usada corretamente, a máscara PFF2 (equivalente a outros padrões internacionais, como a KN95, N95 e P2) oferece quase 100% de proteção contra a covid-19.

Publicidade

Estudo revela que o risco de contrair covid-19 com máscara PFF2 é mínimo

Em um comunicado, Eberhard Bodenschatz, coautor do estudo, explicou que houve uma pesquisa minuciosa acerca da distância que uma pessoa pode ficar da outra para não contrair a doença e como as máscaras atuam nessa proteção. “Em nosso estudo, descobrimos que o risco de infecção sem o uso de máscaras é enormemente alto depois de apenas alguns minutos, mesmo a uma distância de três metros, se as pessoas infectadas têm alta carga viral da variante delta do Sars-CoV- 2.”

+++ Saiba quais capitais anunciaram o cancelamento dos eventos oficiais de réveillon

Máscaras PFF2, segundo o estudo, são totalmente eficazes na filtragem de partículas infecciosas no ar. Porém, é necessário que elas fiquem bem encaixadas no rosto: se a máscara não servir direito, o risco de transmissão cresce para aproximadamente 4%.

Se as duas pessoas — a infectada e a saudável — usarem esse tipo de máscara, o risco máximo de contágio depois de 20 minutos de contato não será maior que um para 1 mil. Ainda que elas não pratiquem o distanciamento entre si. Para evitar o contágio, o estudo reafirma que máscaras PFF2 ou KN95 são particularmente eficazes na filtragem de partículas infecciosas no ar, especialmente se elas estão bem encaixadas ao rosto.

Publicidade

+++ SP registra menos de mil pacientes com covid-19 em UTIs pela 1ª vez desde o início da pandemia

O coautor do estudo também explicou qual é o jeito ideal de encaixar a máscara no rosto. “Uma máscara pode ser perfeitamente adaptada ao formato do rosto se você dobrar sua tira de metal em um W arredondado antes de colocá-la. Então, as partículas infecciosas do aerossol não passarão mais pela máscara e as lentes dos óculos também não embaçam.”

Publicidade