Publicidade

Estudo confirma que duas doses da Coronavac são capazes de neutralizar variante Ômicron

Boa notícia! Pesquisas do Butantan apontam que a capacidade de imunização é igual ou até superior à da vacina da Pfizer

Estudo confirma que duas doses da Coronavac são capazes de neutralizar variante Ômicron – Wikimedia Commons

Nos últimos dias, o Instituto Butantan divulgou que, por meio de uma pesquisa, foi constatado que duas doses da Coronavac são capazes de neutralizar a variante Ômicron. As informações são da CNN.

Publicidade

Foram feitos quatro estudos científicos até que os dados fossem confirmados. Nas pesquisas, os cientistas usaram pseudovírus com a proteína spike — a do vírus da Covid — de sete variantes. São elas: Ômicron, Alpha, Beta, Gama, Delta, Lambda e Mu. Esses pseudovírus possuem todas as propriedades do vírus comum, só que sem infectar as células.

Estudo confirma que duas doses da Coronavac são capazes de neutralizar variante Ômicron

Na etapa das amostras, os plasmas dos vacinados com as duas doses da Coronavac mostraram uma redução de neutralização média de 12,5 frente à variante Ômicron. Apesar de parecer um número muito alto, pesquisadores explicam que é um pequeno índice de perda, tendo um resultado positivo.

+++ Passageira que se recusou a usar máscara é expulsa de metrô em São Paulo por enfermeira; assista

“Os testes indicam que a neutralização pela Ômicron é 12,5 vezes pior do que a neutralização da cepa original de Wuhan, para qual a vacina foi desenvolvida. Essa diferença de 1 para 12 é pouca, isso é considerado um índice pequeno de perda de efetividade”, foi o que esclareceu o pesquisador José Eduardo Levi, da Universidade de São Paulo (USP).

Publicidade

+++ Criança indígena é a primeira a receber vacina da Pfizer contra covid-19 no Brasil