Publicidade

Estudante brasileira que criou garrafa que torna água potável ganha prêmio

Estudante é aluna da UFOP e ganhou um prêmio internacional que visa jovens desenvolverem soluções tecnológicas que tenham um impacto no mundo

Estudante brasileira que criou garrafa que torna água potável ganha prêmio – Divulgação / Red Bull Content Pool

Bárbara Paiva é aluna de engenharia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e ganhou um prêmio internacional, em Istambul, na Turquia, que avalia projetos feitos por alunos em 44 países! A estudante representou o Brasil ao produzir uma garrafa que consegue transformar qualquer água em água potável.

Publicidade

Estudante brasileira que criou garrafa que torna água potável ganha prêmio

Antes de chegar nesse concurso internacional, Bárbara ganhou uma etapa nacional por meio de uma tecnologiza que produz água esterilizada através da radiação e com filtro carregado a partir da luz do sol. Assim, todo o processo é feito sem nenhuma energia poluente.

+++ ”Tudo passa! Ele continua sendo bom”; Lilian Ribeiro anuncia sessões de radioterapia

Em entrevista à organizadora do concurso, a Red Bull, Bárbara explicou quais seus objetivos com a invenção e por que ela pode ser tão importante tanto para o meio ambiente, quanto para as pessoas. A ideia surgiu durante seu mestrado: ela estuda a esterilização de parasitas via radiação em um programa do setor de Engenharia de Materiais da UFOP.

+++ Pela 1ª vez, uma mulher vai presidir a Academia Brasileira de Ciências

Publicidade

“O projeto está sendo desenvolvido também pensando em facilitar a vida de esportistas e campistas, mas o foco principal é democratizar a água potável para pessoas que não têm acesso a saneamento básico”, explicou.