Estresse no trabalho: Cinco passos para recuperar o bem-estar
Especialista em felicidade pessoal e profissional, Juliana Rodemel Joaquim ensina a ressignificar momentos difíceis da rotina
![estresse-trabalho](https://www.bonsfluidos.com.br/wp-content/uploads/2025/02/trabalho_1738774223371.jpg)
Especialista em felicidade pessoal e profissional, Juliana Rodemel Joaquim ensina a ressignificar momentos difíceis da rotina
Estresse no trabalho: atire a primeira pedra quem nunca sofreu com este mal, que tem como causa a pressão por rendimentos, metas e prazos curtos. Pois é. Não dá para largar tudo e morar em uma barraca na praia, ou no meio do nada, sem qualquer nível de estresse (embora esta seja a opção de alguns). Porém, é possível administrar estes momentos tão desafiadores com atitudes simples para tirar o peso da rotina.
A especialista em bem-estar pessoal e profissional, Juliana Rodermel Joaquim, explica que não é necessário investir muito tempo ou realizar grandes mudanças para reverter as angústias de um dia complicado. Como o estresse e a ansiedade são desafios comuns no ambiente de trabalho moderno, muitas vezes podem impactar a produtividade e a qualidade de vida dos colaboradores. “Adotar estratégias que promovam o bem-estar pode ser a chave para equilibrar as demandas profissionais e pessoais, garantindo um desempenho mais eficiente e saudável”, acrescenta.
Assim como no livro Fe.li.ci.da.de, em que dá caminhos para transformar o dia a dia com mais alegria e produtividade, Juliana deixa aqui cinco passos práticos para lidar com a tensão e melhorar o rendimento no trabalho, enquanto cuida da sua saúde mental:
Uma das principais fontes de estresse no trabalho é a sensação de sobrecarga. Para evitar isso, comece o dia listando suas tarefas e definindo o que é mais urgente e importante. Utilize métodos como a “Matriz de Eisenhower” ou ferramentas digitais de organização para gerenciar suas atividades de forma eficiente.
Evite a procrastinação e estabeleça blocos de tempo dedicados a tarefas específicas. A técnica Pomodoro, por exemplo, pode ajudar a manter o foco, alternando entre períodos de trabalho intenso e pausas curtas para recarregar a energia.
Trabalhar sem interrupções pode levar ao esgotamento. “Reserve alguns minutos ao longo do dia para desconectar e relaxar. Caminhar, praticar mindfulness ou simplesmente alongar-se pode fazer uma grande diferença para reduzir o estresse e renovar o foco”, explica Juliana.
Seu espaço de trabalho impacta diretamente sua produtividade e bem-estar. “Certifique-se de que ele seja organizado, iluminado e ergonomicamente adequado. Pequenas mudanças, como incluir plantas ou ouvir músicas relaxantes, também podem trazer mais conforto e tranquilidade”.
Por fim, aprender a dizer ‘não’ e impor limites saudáveis é fundamental neste processo. Uma carga de trabalho excessiva é uma das principais causas de ansiedade. “Reconheça seus limites e saiba delegar atividades quando necessário. Isso não é sinal de fraqueza, mas, sim, de maturidade profissional e gestão eficiente”, diz a especialista.