comportamento   / Xô, insônia

Durma melhor! Saiba qual é o melhor lado para se deitar, segundo a ciência

Escolher o lado certo para dormir pode beneficiar o cérebro e alguns mecanismos dentro do corpo

Redação Bons Fluidos Publicado quinta 7 maio, 2020

Escolher o lado certo para dormir pode beneficiar o cérebro e alguns mecanismos dentro do corpo
Dormir do lado esquerdo faz bem para o cérebro, de acordo com a ciência - Pixabay

É comum nos revirarmos na cama, procurando uma posição confortável para dormir durante a noite, mas há uma
forma adequada, de acordo com a ciência, para descansar o corpo, sabia?

Muitas pessoas já sabem que dormir de lado é melhor do que de bruço ou de barriga para cima, até porque facilita o funcionamento do organismo, a respiração, alinha a coluna vertebral e não sobrecarrega as costas com o peso do corpo, mas o lado que você escolhe pode influenciar muito. 

De acordo com pesquisadores, é melhor deitar sobre o lado esquerdo, porque a posição evita a pressão sobre importantes vias sanguíneas e o sangue circula melhor. No caso das grávidas, a dica é ainda mais válida, porque assim o bebê não pressiona a veia cava e os nutrientes necessários chegam à placenta com maior facilidade.

Saiba quais outros benefícios essa posição pode trazer para o corpo e o organismo de quaisquer pessoas:

1) Melhora a circulação sanguínea

Dormir para o lado esquerdo impede que a artéria aorta, responsável por bombear sangue para o resto do sistema sanguíneo, seja obstruída durante o sono, explicou o médico William Christopher Winter, do Hospital Martha Jefferson, nos Estados Unidos, à CNN.

Além disso, a veia cava inferior permanece livre, já que o coração está no lado esquerdo do corpo, e não fica pressionada por nenhum órgão, afirmou Winter. Isso é positivo, porque com as veias livres, o sangue retorna mais fácil para o coração.

2) Beneficia o cérebro

Um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica The Journal of Neuroscience, confirmou que dormir sobre o lado esquerdo favorece a drenagem linfática do sistema nervoso central. Sendo assim, 

Sendo assim, fica mais fácil a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos, como os depósitos de proteínas beta-amilóides, muito nocivos à saúde.

Essa drenagem ajuda a manter a pressão sanguínea e acaba por melhorar também o funcionamento do sistema imunológico. Já foi constatado que uma drenagem linfática deficiente pode ser uma das causas de alguns transtornos neurológicos, como a esclerose múltipla.

3) A digestão agradece

O estômago e o intestino grosso e delgado estão levemente inclinados para a esquerda, então deita-se para esse lado faz com que os alimentos passem por esses órgãos com mais tranquilidade, favorecendo a digestão.

Último acesso: 12 Jul 2020 - 09:02:15 (1042679).