Diga adeus aos relógios! Ilha norueguesa decide extinguir os horários locais e ressignificar o tempo

Os habitantes da ilha de Sommar, localizada ao norte do Círculo Polar Ártico, passaram a viver sem a "pressão" dos ponteiros

Bons Fluidos Publicado terça 13 julho, 2021

Os habitantes da ilha de Sommar, localizada ao norte do Círculo Polar Ártico, passaram a viver sem a
Diga adeus aos relógios! Ilha norueguesa decide extinguir os horários e ressignificar o tempo - Foto de Tobias Bjørkli no Pexels

Você já passou pela experiência de se ver longe de um relógio ou celular por um longo período e simplesmente se esquecer quanto tempo o tempo tem?

Para os moradores da ilha de Sommar (Sommarøy em norueguês; de "Sommar", que significa "verão", e "øy", "ilha"), localizada ao norte do Círculo Polar Ártico, na Noruega, isso já é uma realidade desde 2019.

Há dois anos, os 300 habitantes da ilha em questão consideraram os relógios utensílios dispensáveis. A vida pacata de Sommar permitia que os locais abandonassem o tempo e passassem a viver sem a dependência dos ponteiros.

+++ Boa notícia para o mundo animal! Panda selvagem deixa de ser uma espécie em extinção na China

+++ Parece, mas não é ficção! Portal liga um país a outro na Europa

Em matéria compartilhada pelo veículo de comunicação El País sobre o assunto, na época em que a decisão foi tomada, os responsáveis pela pauta compartilharam uma fala do propulsor da ideia de acabar com o horário, Kjell Ove Hveding"No meio da noite, isso que as pessoas da cidade poderiam chamar de duas da madrugada, você pode ver crianças jogando futebol, pessoas pintando suas casas ou cortando a grama e adolescentes nadando", contou.

Mais do que isso, os moradores de Sommar iniciaram uma tradição peculiar. Da mesma maneira em que cadeados são postos nas pontes em Paris para simbolizar o amor eterno, relógios são pendurados na ponte que separa a ilha do restante do município Tromsø, a que pertence, como uma maneira de "desapego" do tempo.

E você? Gostaria de visitar esse local? Interessante, não?

Último acesso: 22 Oct 2021 - 10:25:54 (1045331).