comportamento   / Dia Mundial do Braille

Dia Mundial do Braille: confira a importância e a origem da data

O Dia Mundial do Braille foi criado em 2018 para ressaltar a importância dessa maneira de escrita e leitura para os deficientes visuais

Bons Fluidos Publicado terça 4 janeiro, 2022

O Dia Mundial do Braille foi criado em 2018 para ressaltar a importância dessa maneira de escrita e leitura para os deficientes visuais
Dia Mundial do Braille: confira a importância e a origem da data - Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels

O dia 4 de janeiro é celebrado o dia mundial do Braille. A data foi criada em 2018, pela Organização das Nações Unidas (ONU), homenageando o dia do aniversário do francês Louis Braille, criador dessa maneira de escrita e leitura, através do tato, para pessoas com deficiência visual. Quando tinha 20 anos, ele conseguiu estruturar um alfabeto com várias combinações e, hoje em dia, esse método é utilizado no mundo todo. 

A importância do Braille

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), há, no mundo, cerca de 36 milhões de cegos e 216 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual — moderada ou não. No Brasil, esse número representa 6,5 milhões de pessoas.

+++ Substitua o pão francês por esse pão levíssimo de abóbora com iogurte; confira a receita

A importância dessa técnica vai muito além da escrita ou leitura em si: a desigualdade sofrida por pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual é uma das maiores que existem, principalmente no Brasil. Por isso a necessidade do braille ser celebrado, discutido e normalizado.

No dia de hoje, a ONU ressaltou as barreiras de quem possui deficiência. Em um artigo publicado, a Organização explicou que, ainda mais para essas pessoas, a pandemia veio como um avalanche de dificuldades devido ao isolamento. Logo, o sistema do braille foi de grande importância para que esses impactos fossem amenizados.

+++ Você sabia que existe cirurgia para enxaqueca? Confira como funciona

"O confinamento por causa da pandemia levou a uma série de problemas como isolamento e dependência, principalmente para quem precisa do toque para se comunicar. Durante a pandemia, ficou evidente a importância de material de informação em vários formatos incluindo braille e recursos em áudio", destacou.

Último acesso: 22 Jan 2022 - 19:53:55 (1046439).