comportamento   / Novinho em folha

Deixe suas peças de prata brilhantes novamente usando apenas pasta de dente

É preciso tomar cuidado na escolha do creme dental; confira as dicas que demos abaixo

Redação Bons Fluidos Publicado quinta 30 abril, 2020

É preciso tomar cuidado na escolha do creme dental; confira as dicas que demos abaixo
Deixe seus itens de prata brilhantes novamente - Pixabay

Não importa o quanto cuidamos de uma peça de prata, cedo ou tarde ela irá perder o brilho e ficar um pouco mais opaca. O deslustre é comum e ocorre em todos os acessórios.

Mas há alguns truques para deixá-los lindos e brilhantes novamente. O produto mais seguro para isso é um pano feito especialmente para polir prata. Ele tem um ótimo efeito e, normalmente, é vendido em joalheria, mas nem sempre é fácil de ser encontrado.

Durante a quarentena, inclusive, encontrar esse tipo de material tem sido mais difícil, então decidimos compartilhar um truque caseiro que promete ser muito eficiente para lustrar suas joias. E você só precisará de pasta de dente!

ESCOLHA O CREME DENTAL CERTO

Não é qualquer um que dá o efeito que desejamos na prata. Dê preferência às pastas que não sejam em gel, não tenham bicarbonato de sódio, controle de tártato ou qualquer função de branqueamento. Esses elementos "extras" podem prejudicas as joias. 

PASSO A PASSO

1) Antes de tudo, separe um recipiente com água e umedeça sua peça de prata. Isso ajudará na hora de espalhar o creme dental.

2) Comece a aplicar pequenas quantidades da pasta de dente na joia e espalhe por toda sua extensão. Para isso, use o próprio dedo, uma esponja, papel toalha ou um cotonete. Faça com calma para não riscar a prata sem querer -- ou riscar pedras preciosas, como âmbar, esmeralda, lápis-lazúli e turquesa, principalmente. Elas tendem a ser mais sensíveis aos riscos acidentais.

3) Observe se o papel vai ficando escuro. Se sim, será um bom sinal. Vai significar que a limpeza está funcionando e o deslustre está sendo retirado.

4) Uma escova de dente macia -- utilizada somente para isso -- pode ajudar a limpar as peças mais complexas. Mas cuidado. Esfregue delicadamente!

5) Deixe o creme agir por três minutos.

6) Limpe os resíduos com papel-toalha e veja o resultado! Se achar que ainda precisa de mais limpeza, continue com o mesmo processo, aplicando o creme dental aos poucos. Algumas peças podem levar até 15 minutos.

7) Pegue um recipiete com água morna dentro e enxague a joia.

8) Seque a peça com um pano macio, de preferência o de microfibra, e antes de guardar deixe ela terminar de secar naturalmente. 

Último acesso: 09 Jul 2020 - 14:04:01 (1042649).