comportamento   / Saúde e bem-estar

De Mozart a Villa-Lobos: conheça 3 benefícios da música clássica para o organismo humano

Melhorar a qualidade do sono é uma das vantagens de se escutar regularmente este gênero musical

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado quarta 10 março, 2021

Melhorar a qualidade do sono é uma das vantagens de se escutar regularmente este gênero musical
Quais os benéficos da música para a saúde humana? - Pixabay

Ouvir música nunca foi tão fácil! Basta você conectar o fone de ouvido no celular e pesquisar através da internet o que quiser ouvir, de Rock and Roll a sertanejo-universitário, de Jazz ao MPB, de funk a música clássica.

E falando em música clássica, você sabia que neste último dia 5 de março comemoramos o Dia Nacional da Música Clássica? A data foi escolhida em homenagem a um dos maiores compositores brasileiros do gênero, Heitor Villa-Lobos.

+ VEJA: Você sabia? Reflexologia ajuda a amenizar asma, labirintite e até prisão de ventre

+ VEJA: Insônia X tratamentos naturais: usufrua do poder dos fitoterápicos, dos Florais de Bach e dos óleos essenciais

Em homenagem a este gênero musical clássico e sofisticado, hoje, separamos para vocês alguns dos benefícios da música clássica para a saúde humana. A lista foi feita com base na pesquisa do site Seleções. Confira:

1- MEMORIZAR INFORMAÇÕES E ABSORVER CONHECIMENTOS

Ouvir música clássica durante uma aula, durante os estudos ou durante o desenvolvimento de um projeto, por exemplo, é uma ótima saída quando o objetivo é absorver informações de maneira mais eficiente. Esta afirmação foi comprovada por cientistas responsáveis por desenvolver a pesquisa Learning and Individual Differences.

Além disso, um estudo italiano apontou que escutar Mozart ainda pode te ajudar a memorizar informações com mais facilidade. Clicando aqui, você irá acessar um vídeo de três horas com músicas do compositor austríaco para te ajudar nesta missão.

2- ALIVIAR DORES E REDUZIR A PRESSÃO ARTERIAL

Um estudo britânico afirma que pessoas que escutam música clássica frequência são muito menos propensas a tomarem analgésico para dores em comparação com pessoas que não escutam o gênero musical. Além disso, pesquisadores da Universidade de Oxford afiram que ouvir música clássica ajuda a manter saudável a condição do nosso coração, reduzindo a pressão das artérias. Clique aqui para conferir Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos.

5. Ajuda na qualidade do sono

Ouvir 45 minutos de música clássica antes de dormir pode ser uma ótima ideia, principalmente para você que quem sérias dificuldades em pegar no sono. Você pode colocar o gênero para tocar enquanto lê um livro, por exemplo, já deitado na cama, para relaxar. Clique aqui e confira esta seleção do pianista Frédéric Chopin.

Último acesso: 29 Nov 2021 - 17:17:40 (1044525).