comportamento   / Descoberta científica

Dá para acreditar? Caranguejo que viveu entre os dinossauros é encontrado em âmbar de 100 milhões de anos

Cientistas consideram o feito como o fóssil de caranguejo mais completo já descoberto

Bons Fluidos Publicado terça 26 outubro, 2021

Cientistas consideram o feito como o fóssil de caranguejo mais completo já descoberto
Cientistas consideram o feito como o fóssil de caranguejo mais completo já descoberto - Reprodução / Lida Xing / China University of Geosciences, Beijing

A paleontologia é uma ciência que, frequentemente, descobre novos achados históricos. Dessa vez, não foi diferente! Em uma pesquisa publicada na revista Science Advances, cientistas apontam a descoberta do caranguejo fóssil conhecido da era dos dinossauros. Chamada Cretapsara athanata, a espécie, originária da Ásia, viveu no período Cretáceo cerca de 100 milhões de anos atrás. 

Com a ajuda de uma tomografia computatorizada, os pesquisadores descobriram que o caranguejo é bem pequeno, com apenas 5 milímetros de comprimento e, na aparência, se parece com os caranguejos encontrados hoje em dia. Segundo o artigo divulgado na revista, o corpo do animal é completo mesmo tendo passado tanto tempo. No entanto, não é possível dizer se trata de um bebê ou um adulto desenvolvido. 

+++ Botânica e sustentabilidade! Saiba como transformar cascas de banana em um rico adubo orgânico para suas plantas

Ainda não se sabe se a espécie era totalmente marinha ou terrestre, mas, segundo o artigo, provavelmente habitava água doce perto da floresta produtora do âmbar que também podia ser encontrado em troncos ou galhos de árvores. 

De acordo com os estudiosos, outros fósseis da era dos dinossauros já haviam sido encontrados, mas todos incompletos. Este é o mais perfeito descoberto até aqui e prova que os caranguejos passaram do mar para a terra e água doce durante a era dos dinossauros, e não na era dos mamíferos, como se achava anteriormente. 

+++ Como aliviar as olheiras e bolsas abaixo dos olhos de maneira alternativa? Acupunturista ensina quais pontos do corpo devem ser estimulados

Último acesso: 02 Dec 2021 - 01:14:55 (1045912).