Da leitura de etiquetas à remoção de manchas: você sabe como cuidar de suas roupas? Confira dicas valiosas

Lavar e secar é uma atividade comum, que não requer prática, mas, sim, conhecimento. Entender quais são as especificidades dos tecidos, por exemplo, é a primeira regra para não detonar as peças. Aprenda mais sobre esse e outros truques aqui!

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado quarta 31 março, 2021

Lavar e secar é uma atividade comum, que não requer prática, mas, sim, conhecimento. Entender quais são as especificidades dos tecidos, por exemplo, é a primeira regra para não detonar as peças. Aprenda mais sobre esse e outros truques aqui!
Da leitura de etiquetas à remoção de manchas: você sabe como cuidar de suas roupas? - Pexels

Em tempos de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente, não dá para descartar nada de qualquer jeito. E isso inclui as nossas roupas. Mesmo que você tenha o costume de passar para frente aquelas que já enjoou ou não servem mais, é importante doá-las em bom estado.

Os motivos são muitos: desde possibilitar que outra pessoa aproveite a peça ao máximo até preservar a natureza. Veja só, o poliéster, por exemplo, pode levar mais de 100 anos para se decompor! Então, é bom pensar sempre que as roupas não são descartáveis e a atitude mais inteligente é, no dia a dia, promover a durabilidade das peças.

+ VEJA: Elas amam água! Veja 5 espécies de plantas que crescem na água e são fáceis de cultivar

+ VEJA: Páscoa sem peso na consciência! Nutricionista ensina a fazer ovo de chocolate proteico fitness

Para a revista Manequim, parceira da Bons Fluidos, colunistas deram dicas de como cuidar de suas roupas adequadamente. Confira os segredos para se tornar uma expert.

LEIA SEMPRE AS INSTRUÇÕES NAS ETIQUETAS DAS ROUPAS

Aqueles vários símbolos impressos indicam a maneira mais adequada de lavar e passar a peça de acordo com sua matéria-prima. Pode dar um trabalhinho, mas isso aumenta, e muito, a longevidade dela. Conheça os principais:

Da leitura de etiquetas à remoção de manchas: você sabe como cuidar de suas roupas?
Caption
  1. Lavagem máxima 30º C;
  2. A temperatura máxima a ser utilizada é de 200º C, indicada para tecidos de algodão ou linho;
  3. Não é permitida secagem da peça à máquina;
  4. Não pode ser usado alvejante a base de cloro na lavagem da roupa;
  5. A lavagem da peça deve ser somente manual;
  6. A peça é lavável a seco em percloroetileno, solvente R113, hidrocarboneto e solvente R11;
  7. A temperatura máxima a ser utilizada é de 110º C, indicada para tecidos como acrílico, náilon e acetato;
  8. A peça não pode ser passada;
  9. A peça não deve ser lavada a seco nem as manchas podem ser tiradas com solvente;
  10. A peça não deve ser lavada à máquina;
  11. É possível secar à máquina, ciclo normal e temperatura máxima;
  12. Lavar à temperatura máxima de 40º C.

LAVE AS DELICADAS COM CARINHO

Tecidos como seda e linho não precisam mais do que uma leve “esfregadela” com sabão de coco. Observe apenas na etiqueta a necessidade de lavagem a seco.

PULE O CICLO DO MOLHO

Evite essa etapa se não houver necessidade. Isso pode provocar manchas e um desbotamento acentuado. Só peças muito sujas é que precisam de molho prolongado.

EVITE O EXCESSO DE SABÃO

O exagero não deixará suas roupas mais “limpinhas”. Ao contrário, poderá até manchá-las se o enxágue não for muito eficiente, pois a peça ficará com resíduos. Meio copo de sabão é o suficiente para lavar uma máquina cheia.

USE UM AMACIANTE NATURAL

E você, com certeza, tem ele aí, na sua cozinha! O vinagre é um ótimo amaciante de roupas! Basta adicionar meio copo de vinagre branco a cada lavagem. E se você torceu o nariz por conta do cheiro do líquido, pode perfumá-lo com algumas gotas do seu óleo essencial favorito.

APRENDA A REMOVER MANCHAS

• Café: aplique um tecido ou guardanapo por baixo e passe uma pedra de gelo sobre a mancha. Esfregar uma mistura de água e bicarbonato de sódio também funciona. O ideal é não deixar a mancha secar, mas, se isso acontecer, esfregue um pano úmido com vinagre branco ou álcool.

• Vinho: prepare uma mistura de suco de limão com uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio e coloque sobre a mancha. Deixe de molho e lave em seguida em água corrente. Se, na hora do acidente, você não tiver esses ingredientes ao alcance, recorra ao gelo para suavizar a mancha até que possa ser eliminada.

• Batom: esfregar um pouco de álcool antes da lavagem pode ajudar a eliminar a mancha. Lavar com detergente normalmente facilita a remoção.

Último acesso: 16 Apr 2021 - 08:33:37 (1044665).