comportamento   / Coronavírus

Covid-19 será um mero resfriado em menos de 10 anos, afirma estudo publicado na Science

Segundo especialistas, com o tempo e após a vacinação da população a SARS-CoV-2 provocará um leve resfriado nas crianças

Bons Fluidos Publicado quinta 21 janeiro, 2021

Segundo especialistas, com o tempo e após a vacinação da população a SARS-CoV-2 provocará um leve resfriado nas crianças
Segundo o estudo, o vírus irá se atenuar e será como um leve resfriado para as crianças - Pexels/Ketut Subiyanto

Um estudo recém-publicado na revista científica Science, uma das mais prestigiadas no assunto, prevê que em alguns anos a Covid-19 não desaparecerá, no entanto, será como um leve resfriado em crianças e uma doença assintomática para os adultos. 

Segundo os especialistas, quando grande parte da população já estiver vacinada, o vírus perderá força, ou seja, o agente patogênico irá se atenuar e a doença não será mais uma preocupação para a humanidade, como ainda é hoje. 

+ VEJA TAMBÉM: Governo de SP alerta para falsas plataformas de pré-cadastro para vacinação

Os autores do estudo destacam que o tempo até que a Covid-19 não seja mais uma doença alarmante poderá variar de 1 a 10 anos, a depender da velocidade da vacinação. Quanto mais rápido pessoas forem vacinadas, em menos tempo a Covid-19 deixará de ser pandêmica. 

Eles também afirmam que quando o vírus já estiver controlado, apenas crianças que nasceram depois do surto estarão mais vulneráveis, no entanto, sentirão apenas sintomas leves, similares aos de um resfriado.

+ VEJA TAMBÉM: Com Brasil na lista, mundo passa dos 40 milhões de pessoas imunizadas contra a COVID-19

Para chegar a esta conclusão, os cientistas, liderados pela especialista Jennie Lavide, da Universidade Emory, de Atlanta (EUA), comparou a SARS-CoV-2 com outros 6 tipos de coronavírus, dente eles a Mers e o Sars, doenças que provocaram epidemias em 2003 e 2012. 

Depois de realizar a comparação utilizando estratégias matemáticas, os cientistas notaram que este novo coronavírus é mais semelhante aos 4 vírus endêmicos mais brandos, que causam resfriados comuns, diferentes da Mers e Sars. 
 

Último acesso: 08 Mar 2021 - 06:29:50 (1044208).