Conheça o mapa que permite viajar no tempo e ver 'sua casa' 750 milhões de anos atrás

Ferramenta permite que os usuários vejam o planeta no período da Pangeia e muito mais

Bons Fluidos Publicado terça 1 setembro, 2020

Ferramenta permite que os usuários vejam o planeta no período da Pangeia e muito mais
Ferramenta permite que o usuário veja onde estava localizada sua cidade cerca de 750 milhões de anos atrás - Reprodução/ Ancient Earth

Se você adora explorar o mapa mundi, ou fica horas no Google Earth 'visitando' virtualmente regiões do planeta, certamente vai ficar curioso depois de observar um mapa interativo que mostra a terra como ele era cerca de 750 milhões de anos atrás. 

A ferramenta  Ancient Earth virou um dos assuntos mais comentados nesta semana depois de disponibilizar aos usuários a experiência de conhecer o planeta, ou melhor, visualizar onde era sua casa quando a terra ainda tinha um supercontinente, a Pangeia. 

+ VEJA TAMBÉM: Eclipse 'Anel de Fogo': astronauta faz fotos incríveis da terra no momento do eclipse; veja

Também e possível saber como lugares específicos evoluíram com o passar de milhões de anos até formarem os continentes como conhecemos hoje. No período da Pangeia, por exemplo, São Paulo estava localizado ao lado de Angola. 

O responsável pela façanha, o paleontólogo americano Ian Webster, disse em entrevista à CNN que "A história da Terra é mais longa do que podemos conceber e a disposição atual das placas tectônicas e continentes é um acidente do tempo. Será muito diferente no futuro e a Terra pode sobreviver a todos nós".

O site também permite que o usuário selecione o período que ele pretende visualizar o planeta. É possível ver como era a terra quando os dinossauros ainda habitavam o planeta, ou então, aprender sobre o período criogeniano. 

A navegação pela plataforma é bem simples e intuitiva. Basta digitar o nome da cidade que você deseja pesquisar no campo localizado no canto superior esquerdo. Clique AQUI para acessar o Ancient Earth.


 

Último acesso: 16 Apr 2021 - 07:25:00 (1043353).