Morar em uma casa arrumada e cheirosa depois de uma boa faxina… Quem não gosta? Porém, pouca gente sabe que esta limpeza pode ser aplicada também à vida espiritual. Os japoneses têm o costume de, no final de cada ano, limpar a casa inteira como forma de purificação. Muitas vezes, pessoas do mesmo bairro se reúnem para realizar a tarefa. Assim, afastam energias ruins e esperam o ano seguinte renovados.
Ritual de limpeza japonesa: Oosouji
O ritual envolve um trabalho, muitas vezes pesado, se possível. Muitas vezes, começa logo cedo e conta com a ajuda de todos os moradores da comunidade para que o local fique limpo.
Veja 3 etapas para realizar o Ritual Oosouji:
- Organize sua agenda para realizar a faxina em apenas um dia, se possível. O importante é começar cedo para que, à noite, o local estar limpo, conforme o planejado.
- Envolva as pessoas que moram com você na limpeza.
- Separe objetos e roupas que não usa ou não servem mais para doação
Limpeza mental e virtual
Outro ponto importante diz respeito à limpeza mental: é preciso desapegar de hábitos ruins e pensamentos tóxicos. No Japão, muitos se empenham em deixar de fumar ou tentam beber menos refrigerante, por exemplo.
Por fim, não podemos esquecer da vida virtual. Para o ano que chega, é importante organizar isso também. Assim, não deixe de começar a se desfazer dos aplicativos que você não utiliza em seu celular. Aliás, passe um tempo longe dele. A recomendação também vale para aqueles contatos de pessoas que você quer esquecer ou, simplesmente, perdeu o contato e não tem mais nenhuma ligação. Além disso, vale fazer uma boa limpa no seu e-mail e nas redes sociais.
* Leia também: Para que serve defumar a casa e como fazer isso?