Por que muitas pessoas reduzem o volume do carro antes de estacionar?

Especialistas apontam que realizar muitas atividades ao mesmo tempo diminui a concentração e sobrecarrega o cérebro

concentração
Especialistas apontam que realizar muitas atividades ao mesmo tempo diminui a concentração e sobrecarrega o cérebro – Canva Equipes/StefanDahl

Você também já se pegou reduzindo o volume ou, até mesmo, pausando a música para estacionar? A ação, muitas vezes, é feita inconscientemente por muitas pessoas, e especialistas relatam que é uma forma de obter maior concentração. Isso porque, apesar de acreditarmos, por vezes, que somos multitarefas, nosso cérebro não é capaz de processar diferentes informações ao mesmo tempo.

Publicidade

A música reduz a concentração

Um estudo feito na Suécia analisou exames de ressonância magnética de 32 voluntários. Como resultado, os pesquisadores descobriram que o potencial de resposta dos nervos auditivos das pessoas diminuía em uma ação involuntária. Por exemplo, quando elas estavam concentradas em algo visual, como estacionar. “Isso acontece porque a tensão do cérebro fica dividida entre essas várias tarefas. Com isso, há uma redução da qualidade do que estamos fazendo. Além disso, em momentos que alternamos rapidamente entre tarefas diferentes, podemos acabar sobrecarregando o órgão”, explicou o o neurocirurgião Saul Almeida, ao ‘Portal do Trânsito e Mobilidade‘.

Outra pesquisa, realizada pela Universidade Carnegie Mellon, apontou que atividade do cérebro, enquanto alguém dirige, cai 37% já que o motorista também processa informações verbais, como músicas e letras. Mas por que só temos a reação de abaixar o volume ao parar o carro? Em entrevista ao ‘RFI‘, o neurocientista francês, Jean Philippe Lachaux, explicou que a nossa capacidade de concentração está atrelada ao costume.

“Há duas maneiras de ser multitarefa. A primeira é executar duas ações simultaneamente, sendo que uma delas automática. Dirigir ouvindo rádio, por exemplo, ou andar de bicicleta e cantar. Agora, fazer duas coisas, ao mesmo tempo, que precisam de atenção, como verificar seus e-mails durante uma reunião, exige que você alterne rapidamente seu foco entre ouvir o que a pessoa está dizendo e, discretamente, verificar suas mensagens”, detalhou.

Para se concentrar, reduza os estímulos

De acordo com Almeida, todos os estímulos à nossa volta, como o celular, demandam esforço do cérebro e atrapalham a concentração. Por isso, para melhorar a atenção, o especialista recomenda controlar a quantidade de distrações. No entanto, segundo o profissional, a indicação não significa que é necessário deixar de ouvir música. “Enquanto você está conduzindo o seu carro, é importante tentar escolher uma canção que seja agradável, mantendo-a em um volume seguro para evitar interferências e garantir a sua segurança e a do seu veículo”, concluiu.

*Texto sob orientação de Helena Gomes