comportamento   / Para crianças

Como largar a chupeta? Livro ensina pais e crianças a interromperem o hábito

Escritora lança "Careta pra chupeta!", livro infantil que apresenta uma história divertida e um guia completo escrito por um odontopediatra de renome de como largar de vez o hábito

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado segunda 21 dezembro, 2020

Escritora lança
Como facilitar o processo de retirada da chupeta nos pequenos - Freepik

Interromper um hábito exige coragem e perseverança para os adultos, imagina quando essa situação deve ser encarada de frente por uma criança? Para ajudar os pais nessa difícil tarefa, a escritora e Publisher, Maíra Lot Micales lançou o livro Careta pra chupeta!, pelo selo Caminho Suave, do Grupo Editorial Edipro.

O livro conta a divertida história de um garoto, sua chupeta e as caretas da tia Julieta. Ao final da obra, a escritora convidou o odontopediatra uruguaio, com mestrado e especialização em odontologia infantil nos Estados Unidos, Daniel Korytnicki a escrever um guia para auxiliar pais e responsáveis nessa difícil missão e interromper o hábito de forma gentil e gradual.

“É certo que o objeto da chupeta conforta muitos bebês agitados, mas o uso prolongado ou banalizado pode levar a problemas dentários e a outros riscos de doenças”, explica o especialista.   

No guia, o profissional traz diversas dicas como as vantagens e desvantagens da chupeta, a idade indicada para abandonar o hábito, etc. Além de um passo a passo para pais de crianças maiores de dois anos, que você confere abaixo:

PASSO A PASSO PARA A RETIRADA DAS CHUPETAS:

Para crianças de até 1 ano

- Retire todas as chupetas de uma só vez, eliminando o uso delas tanto durante o dia quanto para dormir.

- Observe se a criança substitui o hábito da chupeta por outro (chupar o dedo, pôr panos na boca, entre outros).

- Converse com o pediatra ou dentista sobre a melhor opção nesse caso.

Para crianças e 1 a 2 anos

- Antes de iniciar o processo, converse com a criança e leia livros infantis sobre o tema, repetidas vezes, sempre de modo leve.

- Diga à criança que perdeu as chupetas. Dependendo da reação dela, você pode optar por um processo mais lento.

- Caso não consiga tirar todas as chupetas de uma vez, comece reduzindo o tempo de uso, especialmente durante o dia, quando a criança pode se distrair com atividades e brincadeiras.

- À noite, avise a criança que vai tirar a chupeta depois que ela dormir e que vai deixá-la ao lado dela; depois de alguns dias fazendo isso, retire por completo.

- Talvez a criança sinta dificuldade para se adaptar à falta da chupeta. Demonstre seu apoio com afeto e palavras encorajadoras.

- Seja firme. É fundamental não recuar na decisão.

No caso de crianças acima de 2 anos

- Se a criança tem mais de dois anos, existem alguns recursos que contam com a participação mais ativa dela: 

- Leia diversas vezes o livro sobre o tema.

- Tenha uma conversa franca com a criança; comente que o uso de chupetas sujas pode causar doenças, faz as pessoas não entenderem o que ela fala, pode entortar os dentes... É fundamental que ela compreenda a importância de interromper o hábito.

- Se a criança costuma pegar a chupeta quando está entediada, sugira alguma atividade mais interessante, como um brinquedo ou um livro.
- Incentiva a criança a dar todas as chupetas para o Papai Noel, o Coelhinho da Páscoa ou algum outro personagem. Depois que ela der, não volte atrás.

- Experimente usar um calendário e para cada dia sem chupeta cole um adesivo colorido. Quando completar uma semana dê um prêmio à criança.

Último acesso: 06 May 2021 - 03:27:16 (1044045).