Publicidade

Como enxergar na dor a oportunidade do seu crescimento?

Gabriela Lopes, autora do livro “Não é só o caos – Há um recomeço”, ensina 5 lições valiosas para manter o equilíbrio

5 dicas sobre como enxergar na dor a oportunidade do seu crescimento? – Freepik

Ninguém passa por essa vida sem vivenciar a dor. Mas o diferencial está em como vivenciamos esse momento. Ao contrário do que as pessoas acreditam e do que as redes sociais impõem para a sociedade, sentir é um direito que passa por todos os sentimentos, da alegria à mágoa e ao luto. São nos momentos de perrengue e fraqueza que as maiores transformações acontecem. Sentir a dor também envolve se entender, ouvir e criar.

Publicidade

+++ Só 1 ovo e 1 maçã: aprenda a fazer pão de aveia fit em apenas 5 minutos

Para a teóloga e escritora Gabriela Lopes, autora do livro “Não é só o caos-Há um recomeço”, na dor é que podemos perceber oportunidades para recomeçar: 

“A vida não é uma receita de bolo que você segue passo a passo e “plim, deu tudo certo!” Não é! A vida tem percalços com os quais você não contava. E se você ficar se medindo pela régua dos outros vai adoecer. Às vezes você olha alguém que se formou aos 18, com 30 já fez quatro faculdades, tem família, filhos… e você pensa: “Sou um fracassado!”. Você precisa entender que aquela régua ali serve para medir a vida dele, e não a sua”, explica.

Livro: 'Não é só caos: há um recomeço'
Livro: ‘Não é só caos: há um recomeço’ – fotos: Selmy Yassuda

+++ Por que os japoneses vivem mais? Conheça as irmãs gêmeas mais velhas do mundo

Publicidade

Para a escritora a dor é um forte gatilho para mudança e ensina lições valiosas. Falar sobre elas e externalizar os sentimentos e experiências são formas de curar. Mas como enxergar na dor a oportunidade do seu crescimento?

“Primeiro passo é assumir a culpa. Fico indignada com pessoas que dizem não conquistar as coisas por culpa de “A” ou “B”. Talvez você também tenha caído nessa de procurar um culpado para suas frustrações, mas permita-me contrariá-lo, e desculpe–me por isso, mas NINGUÉM é responsável pelos seus sonhos! Você é o único responsável por eles! Você tem um sonho? Corra atrás dele! Não se baseie na crença de outrem. “Ah, mas ninguém acredita”. Acredite em você!”, recomenda Gabriela. 

Mantenha o equilíbrio e enxergue a crise como oportunidade com 5 lições:

Publicidade

1)      Reconheça a dor. O primeiro passo é entender e aceitar a sua dor, permita-se sentir. 

2)      Veja a oportunidade de um recomeço. 

3)   Não culpe ninguém pela sua dor. Assuma esse sentimento como sendo único. Permita-se suas frustações. 

Publicidade

4)      Acredite em você. A dor vai passar. 

5)      Não se compare com a vida dos outros.

Publicidade