Se você tem 20 anos ou mais, sua infância, certamente, contou com brincadeiras antigas como Pega-pega, Jogo da Velha, Pega-Varetas e Batata Quente. Com o tempo e a chegada das redes sociais, as crianças foram perdendo estes costumes, mas você sabia que eles podem estimular os mais diversos tipos de inteligência?
Isso é o que diz o médico neurocirurgião e neurocientista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Dr.Fernando Gomes. “Quando comparamos amarelinha, pega-pega, par ou ímpar, telefone sem fio, entre outras, com o mundo atual, que é muito mais online, conseguimos avaliar o quanto a chegada das telas comprometeu o desenvolvimento do cérebro”, afirma. Para mudar este jogo, pedimos para ele listar quais são as brincadeiras que podem auxiliar na educação das crianças e os benefícios de cada uma. Confira:
- Stop, Telefone Sem Fio ou Trava-língua: “Estimulam a inteligência linguística e comunicação para potencializar matérias escolares como português e inglês”.
- O Que, O Que É? Pedra, Papel e Tesoura, Par ou Ímpar e Jogo da Velha: “Promovem a inteligência lógico-matemática e melhoram as habilidades de fazer contas”.
- Esconde-esconde ou Bola de Gude: “Melhoram a noção de espaço, o conhecimento para andar de bicicleta e até dirigir no futuro. Isso porque estruturas profundas do cérebro, como cerebelo e gânglios da base, são utilizadas nestas brincadeiras”.
- Perna de lata, Amarelinha, Cama de Gato, pular corda, Elástico, Carrinho de Rolimã ou Pega-pega: “Mexer com o corpo físico desperta a habilidade motora. A inteligência corporal sinestésica, por sua vez, é trabalhada nestas brincadeiras que ainda queimam calorias e podem servir como introdução ao esporte“.
- Bater bafo (bater figurinhas): “Este jogo estimula a inteligência emocional”.
- Colecionar figurinhas: “Provocam saudavelmente a memória, a atenção e outras habilidades sociais, acionando o circuito do prazer”.
- Empinar pipa: “Empinar pipa envolve vários processos. Primeiramente, o ato de montar a pipa trabalha a psicomotrocidade. A criança também entende o mundo físico através do vento, estimulando também a inteligência física e interpessoal”.
- Vivo ou Morto, Gato-mia e Passa Anel: “Estas, por fim, ajudam a ponderar atitudes, provocam o controle inibitório e ainda estimulam a atenção”.