comportamento   / Criatividade

Como ambientes barulhentos podem melhorar seu foco e criatividade

Ao contrário do que muitos acreditam, ruídos no ambiente de trabalho podem turbinar a criatividade

Bons Fluidos Publicado quarta 15 setembro, 2021

Ao contrário do que muitos acreditam, ruídos no ambiente de trabalho podem turbinar a criatividade
Entenda como os barulhos do ambiente de trabalho podem potencializar sua criatividade - Unsplash/ Israel Andrade

É comum pensarmos que precisamos de silêncio absoluto para nos concentrarmos nas atividades que estamos desenvolvendo, no entanto, a ciência diz o contrário. 

Um estudo de 2012 publicado no Journal of Consumer Research sugeriu que uma distração leve pode realmente estimular um processamento cognitivo e, portanto, melhorar o foco e a produção criativa.

+++ Ansiedade x home office: psiquiatra explica a importância da resiliência para lidar com o problema

Os pesquisadores descobriram que os participantes do estudo tiveram um desempenho melhor em tarefas cognitivas, trabalharam mais rapidamente e geraram ideias mais inovadoras ao trabalhar com o ruído de fundo do ambiente de trabalho.

No entanto, há um limite em relação aos sons, que pode ficar em torno de 50-70 decibéis, ou aproximadamente o volume de uma conversa normal ou música de fundo suave. Qualquer coisa além disso, o desempenho cai.

Não é apenas o barulho que desenvolve a criatividade do profissional. Trabalhar perto de outras pessoas que também estão trabalhando pode nos motivar. Isso pode ser explicado como o “efeito público”, que defende que apenas estar na presença de outras pessoas pode nos encorajar a trabalhar melhor.

Nossos cérebros funcionam perfeitamente quando há muita variação visual e estimulação. Ao contrário de chats com zoom desconfortáveis ​​ou reuniões formais.

+++ Resiliência é se adaptar, superar desafios e ''fazer do limão uma limonada''

Durante a pandemia, muitos trabalhadores passaram a fazer home office e grande parte destes profissionais não pisam em um escritório há mais de um ano e meio. Uma alternativa para sair da monotonia de trabalhar de casa -- no caso de empresas que ainda permanecem com a presença física interrompida -- é frequentar cafeterias, onde o profissional pode trabalhar. 

Estes locais geralmente disponibilizam uma boa conexão com a internet e assentos confortáveis, onde o profissional pode se dedicar ao trabalho enquanto é estimulado pelo ambiente, que nunca está completamente silencioso. 

Último acesso: 25 Sep 2021 - 12:02:37 (1045708).