Ciência comprovou: nós só controlamos 5% das nossas emoções; Hipnoterapeuta explica o motivo

Acredite se quiser, 95% dos processos cognitivos são inconscientes, afirma a ciência

Redação Bons Fluidos Publicado sexta 9 outubro, 2020

Acredite se quiser, 95% dos processos cognitivos são inconscientes, afirma a ciência
Você acha que controla todas as suas emoções? Então, está errado; Entenda - Freepik

Cientistas estimam que 95% dos processos cognitivos são inconscientes, ou seja, operados sem o controle racional.

Tudo isso acontece porque o cérebro precisa sempre poupar energia e o inconsciente acabada executando uma enorme quantidade de operações a cada segundo e todos os estímulos, sentidos, emoções, memórias e pensamentos passam apenas pelo subconsciente.

No que isso resulta? Essa resposta é simples: uma pessoa nunca racionaliza sobre tudo que acontece à sua volta.

“É como se o inconsciente fosse o piloto automático do consciente! O consciente aprende as tarefas que precisam ser executadas e depois repassa para que o inconsciente trabalhe, por isso que uma pessoa não esquece como anda de bicicleta depois que aprende. Fica tudo guardado para ser acessado no subconsciente”, explica o master em hipnose, Charles Bueno.

Também ali ficam armazenadas as emoções e sentimentos, que muitas vezes podem atrapalhar o desenvolvimento de algum aspecto da vida. Por isso que sempre que é preciso tratar uma questão emocional, é preciso acessar o inconsciente.

E é exatamente isso que a ciência da hipnose faz. “Por estarem instalados no subconsciente, as ações dos seres humanos se comportam de acordo com os padrões já conhecidos pelo cérebro e a hipnose entra bem ali, alterando estes programas com novas informações. Desta forma, o subconsciente se adaptará a novas medidas necessárias para viver melhor”, diz o especialista. 
É um lado oculto da mente que serve de guia para várias ações e decisões que tomamos diariamente.

Ou seja: o inconsciente está no comando, mas existe uma janela dentro da qual é possível manobrá-lo, através da hipnose terapêutica e das terapias mentais em geral.

Último acesso: 25 Oct 2020 - 05:40:36 (1043591).